Um paciente de 55 anos, internado com diagnóstico de infart...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3108161 Enfermagem
Um paciente de 55 anos, internado com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio, encontra-se monitorizado na unidade coronariana. Durante o plantão noturno, o enfermeiro observa os seguintes sinais vitais:
• Temperatura axilar: 36,8°C • Frequência cardíaca: 40 bpm • Pressão arterial: 80 x 50 mmHg • Frequência respiratória: 14 irpm • Saturação de oxigênio (SpO2): 96% com • cateter nasal de oxigênio a 2 L/min
Diante desse quadro, qual a conduta imediata que o enfermeiro deve adotar? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

O tema central da questão é o atendimento de emergência a um paciente com infarto agudo do miocárdio e a identificação de sinais vitais anormais que requerem intervenção imediata. Para resolver a questão, é necessário compreender a interpretação de dados clínicos e conhecer as condutas adequadas em situações de emergência cardíaca.

Alternativa Correta: D

A alternativa D sugere comunicar o médico imediatamente e preparar-se para intervenções de emergência, como a administração de atropina. Essa é a resposta correta porque o paciente apresenta uma bradicardia severa (frequência cardíaca de 40 bpm) e hipotensão (pressão arterial de 80 x 50 mmHg). Esses sinais podem indicar uma complicação grave do infarto, como um bloqueio cardíaco, que requer intervenção rápida. A administração de atropina pode ser indicada para aumentar a frequência cardíaca em casos de bradicardia sintomática.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Registrar os sinais vitais no prontuário do paciente e manter a monitorização: Embora o registro seja importante, essa ação é inadequada como primeira resposta, pois a situação requer intervenção rápida.

B - Aumentar o fluxo de oxigênio para 5 L/min e reavaliar a saturação de oxigênio: O paciente já está com boa saturação de oxigênio (96%), portanto, aumentar o fluxo não traria benefícios significativos e não resolveria a bradicardia e a hipotensão.

C - Elevar a cabeceira do leito a 30 graus e verificar a perfusão periférica: Elevar a cabeceira pode ajudar em alguns casos de desconforto respiratório, mas não aborda o problema principal de bradicardia e hipotensão.

E - Instalar um acesso venoso periférico calibroso e iniciar hidratação com solução salina a 0,9%: Embora a hidratação possa ser útil em alguns casos de hipotensão, ela não é a prioridade imediata na presença de bradicardia grave. Além disso, a instalação de um acesso venoso é uma ação secundária neste contexto crítico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo