A concordância do verbo destacado obedece ao que determina ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q566888 Português

                       

A concordância do verbo destacado obedece ao que determina a norma-padrão da Língua Portuguesa em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver questões de concordância verbal, é essencial identificar o núcleo do sujeito para verificar se o verbo está em harmonia com ele. Este é o ponto central da regra de concordância. Vamos analisar:

Análise das opções:

a) O termo "O financiamento de imóveis a baixo custo" é o sujeito da frase, com "financiamento" sendo o núcleo. Portanto, o verbo "caracterizar" deve concordar com "financiamento" e ficar no singular: "caracteriza".

b) O verbo "necessitar" é transitivo indireto e acompanhado do "se", indicando uma construção sem sujeito. O verbo deve, portanto, permanecer no singular: "necessita-se". A expressão "de muitas iniciativas" não pode ser o sujeito, pois o sujeito nunca é preposicionado, sendo este um objeto indireto.

c) "A criação de moedas digitais" é o sujeito da frase, tendo "criação" como núcleo. Assim, o verbo "dever" deve concordar com "criação" e estar no singular: "deve".

d) O sujeito da frase é "A política de desenvolvimento social das comunidades carentes", com "política" como núcleo. O verbo "poder" deve concordar com "política" e estar no singular.

e) Na frase "criaram-se muitas oportunidades de negociação", o sujeito é "muitas oportunidades de negociação". Esta construção é equivalente a "muitas oportunidades de negociação foram criadas". O núcleo do sujeito é "oportunidades", e o verbo "criar" deve concordar com ele e estar no plural, "criaram-se".

Gabarito correto: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(a) O financiamento CARACTERIZA 

(b)  de muitas iniciativas para ampliar a informatização do acesso bancário de modo a aumentar sua eficiência É NECESSÁRIO. 
(c) A criação DEVE 
(d) A política PODE
(e) Muitas oportunidades de negociação para consumidores endividados FORAM CRIADAS na última década. GABARITO 

Em “criaram-se muitas oportunidades”, temos uma estrutura de voz passiva sintética (VTD + ‘se’), em que o sintagma “muitas oportunidades” exerce a função de sujeito paciente. Já que o núcleo “oportunidades” está no plural, o verbo ‘criar’ foi corretamente flexionado nesse número, obedecendo aos cânones gramaticais.

Nas demais opções, as respectivas correções são:

a) O financiamento (…) caracteriza … – o verbo ‘caracterizar’ deve ser mantido no singular para concordar com “financiamento”, núcleo do sujeito.

b) Necessita-se de muitas iniciativas … – (a partícula ‘se’ é índice de indeterminação do sujeito, sendo o sintagma “de muitas iniciativas” o objeto direto do verbo ‘necessitar’).

c) A criação (…) deve … – o verbo ‘dever’ precisa ser mantido no singular para concordar com “criação”, núcleo do sujeito.

d) A política (…) pode promover … – o verbo ‘poder’ deve ser mantido no singular, concordando com o termo nominal “política”.

Para se acertar uma questão assim é necessário, acima de tudo, achar o núcleo do sujeito de cada frase, para ver se o verbo está concordando com ele. Esta é a regra principal da Concordância Verbal. Então vamos lá:

a) Que é que caracteriza a missão social dos bancos estatais? R: O financiamento de imóveis a abaixo custo ( sujeito ). Núcleo do sujeito: FINANCIAMENTO. Logo, o verbo CARACTERIZAR, PRECISA CONCORDAR COM FINANCIAMENTO, ficando no singular, CARACTERIZA. - opção errada.

b) O verbo NECESSITAR é VTI. Logo, percebe-se que se trata de uma oração SEM SUJEITO, pois, além do verbo VTI, existe o "SE" acompanhando. Neste caso, o verbo precisa ficar no SINGULAR: NECESSITA-SE. O termo " de muitas iniciativas" NUNCA pode ser sujeito, pois este NUNCA é preposicionado. Portanto, o termo "de muitas iniciativas" é mero OI.- opção errada.

c) Que é que deve provocar relevantes mudanças sociais? R: A criação de moedas digitais. ( sujeito ). Núcleo: CRIAÇÃO. Logo, o verbo DEVER, precisa estar no singular, DEVE, assim como outro verbo subsequente está. - opção errada.

d) Que é que pode promover melhorias na vida de sua população? R: A política de desenvolvimento social das comunidades carentes. ( sujeito). Núcleo: POLÍTICA. Logo, o verbo PODER, precisa ficar no singular, assim como o verbo subsequente. - opção errada.

e por fim...(ufa ) rs 

e) Que é que se criaram? R: Muitas oportunidades de negociação ( sujeito ), pois, "criaram-se muitas oportunidades de negociação para consumidores endividados" é a mesma coisa que: MUITAS OPORTUNIDADES DE NEGOCIAÇÃO FORAM CRIADAS PARA CONSUMIDORES. Núcleo: OPORTUNIDADES. Logo, o verbo CRIAR precisa estar exatamente no plural, para concordar com o OPORTUNIDADES, NÚCLEO DO SUJEITO. - opção CORRETA! =]

A CLARI DEU UM COMENTÁRIO DIGNO DE APLAUSOS... EU SÓ VOU DAR UMA AJUDADA NA "E"


DIFERENÇA ENTRE PRONOME APASSIVADOR E ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO



P.A : tem que ser com verbos transitivos diretos**   --> o verbo concorda com o OD do verbo


Fazem-se unhas.


IDS : os demais verbos ( VTI,VI,VL ) ---------------------> o verbo fica na 3 pessoa do singular sempre


Necessita-se de voluntários para o hospital. (VTI)



(** ) Há muitas outras regras, vim só tentar facilitar e mostrar minha tática..kk..e caso eu esteja errado, pode falar meu fiah, assim me ajuda também..kk


Eliel Madeiro, excelente comentário! Fiquei em dúvida com relação a isso na hora de resolver a questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo