O tamanho do tumor é considerado um dos fatores prognóstic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2202492 Medicina
 O tamanho do tumor é considerado um dos fatores prognósticos mais importantes no câncer de mama. Uma classificação abrangendo as características clínicas e histopatológicas do carcinoma mamário, avaliando o tamanho do tumor, o comprometimento do linfonodo axilar e a evidência de metástases foi desenvolvida pelo International Union Against Cancer (IUAC), originando o sistema Tumor-Nódulo-Metástase (TNM). Com base nesse sistema do estadiamento clínico desse tumor, o tumor Tis apesenta as seguintes características:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a classificação TNM (Tumor-Nódulo-Metástase) utilizada no estadiamento do câncer de mama. Esse sistema é crucial para entender o prognóstico e planejar o tratamento adequado para pacientes com câncer de mama. Para responder corretamente a esta questão, é necessário conhecimento sobre os diferentes estágios do tumor e suas características específicas.

A alternativa correta é a B - "Carcinoma intraductal ou carcinoma lobular in situ ou doença de Paget da papila sem tumor."

Justificativa:

A classificação Tis refere-se ao carcinoma "in situ", que é um estágio inicial do câncer de mama onde as células cancerígenas ainda não invadiram os tecidos circundantes. Na alternativa B, o termo in situ descreve precisamente essa condição, incluindo o carcinoma intraductal e lobular, bem como a doença de Paget sem tumor invasivo, o que torna essa opção correta.

Por que as outras alternativas estão incorretas:

  • A - Esta opção descreve características de câncer de mama mais avançado, como edema ou ulceração, que são indicativos de um tumor já invasivo e não "in situ".
  • C - Um tumor com mais de 5 cm indica um estágio maior do que Tis. Esta descrição se encaixa em estágios mais avançados onde o tumor já é invasivo.
  • D - Metástase em linfonodos sugere um avanço significativo no câncer, e não corresponde ao conceito de "in situ", onde o câncer ainda não se espalhou.
  • E - "Tumor primário não pode ser avaliado" não se relaciona com a definição de Tis, que é específica sobre o carcinoma "in situ".

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está se referindo ao sistema de classificação TNM para o câncer de mama, desenvolvido pela União Internacional Contra o Câncer (IUAC). Este sistema avalia o tamanho do tumor (T), o comprometimento dos linfonodos (N) e a presença de metástases (M) para determinar o estágio do câncer. Em particular, a questão se refere ao estágio Tis (Tumor in situ), o qual indica que o câncer ainda está contido dentro do ducto ou lóbulo, não tendo se espalhado para o tecido mamário ao redor. A alternativa B é a correta pois "Carcinoma intraductal ou carcinoma lobular in situ ou doença de Paget da Papila sem tumor" é uma descrição precisa do estágio Tis, onde o câncer está confinado dentro do ducto (carcinoma intraductal) ou lóbulo (carcinoma lobular in situ), ou na doença de Paget da papila sem tumor, que é um tipo raro de câncer de mama que afeta os mamilos. As demais alternativas descrevem características que pertencem a outros estágios do sistema TNM ou condições que não podem ser avaliadas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo