A figura abaixo mostra um sistema de suspensão de um veículo...
A figura abaixo mostra um sistema de suspensão de um veículo, o qual possui um peso P = 14 kN que se distribui uniformemente nas quatro rodas. Sendo a constante de rigidez da mola K = 43 kN/m e considerando que as barras têm o comportamento de um corpo rígido sem qualquer interferência inercial, a frequência natural (rd/s) para o sistema da figura, cujas dimensões estão em metro (g=9,81 m/s2), é
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Há uma resolução na questão Q909515, que mostra a formula oqual pode ser relacionada aqui e no RAO existe uma questão(2.12), também, que da para ver que tal formula pode ser relacionada. Então:
L = 0,5
h = 0,2
P = 14000
K = 43000
m = P/(4*g) "carga distribuida nas quatro rodas"
Wn = [h^2*K / mL^2]^(1/2)
Wn = 4,43 rd/s
Gabarito: A
Concordo, valeu pela ajuda, Carlos Silva. Mas estou com uma desconfiança, acredito que o h deveria ser 0,3 (erro da questão) porque seria a distância do ponto de articulação fixo em relação ao ponto onde a mola esta fixada.
Se considerar 0,2 o ponto de articulação é o da roda, mas ele se move em relação ao ponto fixo da mola, como exemplo na outra questão citada o mais adequado seria 0,3. Uma forma de ver é que quanto maior h, mais próximo deveria estar da frequência natural "normal".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo