No fragmento “Suspeita-se que o sol É uma bola acesa...” (§ ...
Leia o texto e responda à questão proposta.
O fim da partida
No final do Mundial de 94, todos os meninos que nasceram no Brasil se chamaram Romário, e a grama do estádio de Los Angeles foi vendida em pedaços, como uma pizza, a vinte dólares a porção. Uma loucura digna de melhor causa? Um negócio vulgar e comum? Uma fábrica de truques manipulada por seus donos? Eu sou dos que acreditam que o futebol pode ser isso, mas também é muito mais do que isso, como festa dos olhos que o olham e como alegria do corpo que o joga. Uma jornalista perguntou à teóloga alemã Dorothee Sölle:
– Como a senhora explicaria a um menino o que é a felicidade?
– Não explicaria – respondeu. – Daria uma bola para que jogasse.
O futebol profissional faz todo o possível para castrar essa energia de felicidade, mas ela sobrevive apesar de todos os pesares. É talvez por isso que o futebol não pode deixar de ser assombroso. Como diz meu amigo Ángel Ruocco, isso é o melhor que tem: sua obstinada capacidade de surpresa. Por mais que os tecnocratas o programem até o mínimo detalhe, por muito que os poderosos o manipulem, o futebol continua querendo ser a arte do improviso. Onde menos se espera salta o impossível, o anão dá uma lição ao gigante, e o negro mirrado e cambaio faz de bobo o atleta esculpido na Grécia.
[...]
(GALEANO, Eduardo. O fim da partida. In: Futebol ao sol e à sombra. Tradução de Eric Nepomuceno e Maria do Carmo Brito. 3ª ed. PortoAlegre: L&PM, 2004. p. 203-204) (adaptado)
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O tempo verbal PRESENTE DO SUBJUNTIVO, "seja", indica hipótese, portanto, pode, perfeitamente, ser utilizada no fragmento em questão.
Alternativa D.
Gabarito D
(eu) era. - Pretérito imperfeito do indicativo
(se eu) fosse. - Pretérito imperfeito do subjuntivo
( eu) fora. - Pret. mais-que-perfeito do indicativo
(que eu) seja. - Presente do Subjuntivo ( O verbo SER (é), no enunciado, está no presente, então o único que se encaixa é a palavra SEJA, que também está no presente)
(ele/ela) será. - Futuro do presente do indicativo
Tudo posso naquele que me fortalece!
d-
Quem suspeita, suspeita-se alguma coisa. O que é suspeitado? A oração subordinada substantiva subjetiva. Só por ser oração subordinada ja exige verbo no modo subjuntivo, o qual so existe na opcao d.
SEJA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo