Diabetes mellitus é um conjunto de doenças com uma caracter...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1623491 Enfermagem
Diabetes mellitus é um conjunto de doenças com uma característica em comum, que é o aumento da concentração de glicose no sangue. Essa doença é causada pela má absorção da insulina ou pela ausência da mesma, interferindo na queima de açúcar e também na transformação desse açúcar em outras substâncias. Muitas vezes, essa desordem pode levar a quadros emergenciais. Analise as alternativas abaixo e a seguir marque a opção que indica quais opções estão CORRETAS:

I. A cetoacidose diabética (CAD) é uma emergência clínica em que o paciente corre risco de vida, caracterizada por uma deficiência absoluta de glicose, hipoglicemia, lipólise e excessiva oxidação de ácidos graxos com formação de corpos cetônicos e acidemia.

II. As infecções constituem um dos principais fatores desencadeantes ou predisponentes da CAD, podendo ocorrer em até metade dos casos, especialmente pneumonias, infecções do trato urinário e das companhias aéreas superiores.

III. A CAD se desenvolve em períodos curtos, às vezes em menos de 24 horas, ocorrendo poliúria, polidipsia, náuseas e vômitos. A dor abdominal é mais frequente em adultos, às vezes simulando um abdômen agudo. Essa dor é responsável pela taquipneia, e às vezes pode ocorrer a respiração de Kussmaul.

IV. No exame físico, o hálito cetônico característico, os sinais de desidratação, a taquicardia, e a hipotensão são variáveis e dependem da gravidade do quadro. No início o paciente pode se apresentar alerta, porém logo evolui para a perda de consciência, com frequência.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - II

Vamos entender o porquê dessa alternativa ser a correta e analisar por que as outras estão incorretas.

I. Análise da primeira afirmação:
A afirmação fala sobre a cetoacidose diabética (CAD), descrevendo-a como uma emergência clínica causada por uma deficiência de glicose. No entanto, a CAD é na verdade caracterizada por uma deficiência de insulina, não de glicose, o que leva à hiperglicemia (aumento de glicose no sangue) e não hipoglicemia. Assim, a descrição está incorreta.

II. Análise da segunda afirmação:
Esta alternativa está correta. As infecções são realmente um dos principais fatores desencadeantes da CAD, com destaque para infecções como pneumonias, infecções do trato urinário, entre outras. Elas podem precipitar episódios de CAD em muitos pacientes.

III. Análise da terceira afirmação:
A descrição dos sintomas da CAD é, em parte, correta, mencionando poliúria, polidipsia, náuseas e vômitos. No entanto, a afirmação sobre a dor abdominal como causa da taquipneia está incorreta. A respiração de Kussmaul ocorre como uma resposta à acidose metabólica, não devido à dor abdominal.

IV. Análise da quarta afirmação:
Embora alguns sinais clínicos de CAD, como hálito cetônico, desidratação, taquicardia e hipotensão, sejam mencionados corretamente, a evolução rápida para perda de consciência não é uma regra e depende da gravidade do quadro. Assim, a descrição é imprecisa para ser considerada correta.

Portanto, a afirmação II é a única completamente correta, tornando a alternativa D a escolha certa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A cetoacidose é uma emergência endocrinológica decorrente da deficiência absoluta ou relativa de insulina, potencialmente letal, com mortalidade em torno de 5%. A cetoacidose ocorre principalmente em pacientes com DM tipo 1, sendo, diversas vezes, a primeira manifestação da doença. A pessoa com DM tipo 2, que mantém uma reserva pancreática de insulina, raramente desenvolve essa complicação.

Os principais fatores precipitantes são infecção, má aderência ao tratamento (omissão da aplicação de insulina, abuso alimentar), uso de medicações hiperglicemiantes e outras intercorrências graves (AVC, IAM ou trauma). Indivíduos em mau controle glicêmico são particularmente vulneráveis a essa complicação.

Os principais sintomas são: polidipsia, poliúria, enurese, hálito cetônico, fadiga, visão turva, náuseas e dor abdominal, além de vômitos, desidratação, hiperventilação e alterações do estado mental. O diagnóstico é realizado por hiperglicemia (glicemia maior de 250 mg/dl), cetonemia e acidose metabólica (pH <7,3 e bicarbonato <15 mEq/l). Esse quadro pode se agravar, levando a complicações como choque, distúrbio hidroeletrolítico, insuficiência renal, pneumonia de aspiração, síndrome de angústia respiratória do adulto e edema cerebral em crianças (KITABCHI et al., 2006; MAGEE; BHATT, 2001).

CAB 36 - páginas 67-68

SÓ EM SABER QUE A PRIMEIRA QUESTÃO ESTÁ ERRADA JÁ ELIMINA TRÊS ALTERNATIVAS, NA HORA DA PROVA ISTO É VANTAJOSO PQ GANHA TEMPO! :)

III. A CAD se desenvolve em períodos curtos, às vezes em menos de 24 horas, ocorrendo poliúria, polidipsia, náuseas e vômitos. A dor abdominal é mais frequente em adultos, às vezes simulando um abdômen agudo. Essa dor é responsável pela taquipneia, e às vezes pode ocorrer a respiração de Kussmaul.

PQ ESSA QUESTÃO ESTÁ ERRADA?

ENTRARIA COM RECURSO RSSRSR

Eu entraria com recurso para anular pois a assertiva II usa o termo errado "companhias aéreas superiores". Companhia aérea se refere a aviação ex: GOL, TAM etc. , nesse caso era para ser vias aéreas superiores.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo