A gestação é um fenômeno fisiológico e por isso sua evoluçã...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa D. Vamos entender as razões para isso e analisar as demais alternativas.
Alternativa D: A administração de sulfato de magnésio não deve ser realizada de forma rápida por via endovenosa. Na verdade, a administração rápida de sulfato de magnésio pode aumentar o risco de efeitos adversos graves, como depressão respiratória e parada cardíaca. O sulfato de magnésio deve ser administrado lentamente e sob monitoramento contínuo. A monitoração dos níveis pressóricos, sinais de toxicidade (como náuseas, vômitos e cefaleia intensa) e a monitoração fetal são corretas, mas a recomendação de administração rápida é incorreta. Portanto, esta alternativa não está descrita de forma coerente.
Vamos agora analisar as outras alternativas:
Alternativa A: Os sangramentos vaginais durante a gestação podem ter várias causas dependendo da fase da gestação. No início da gravidez, podem ocorrer devido a gravidez ectópica, doença trofoblástica gestacional e abortamento. Em estágios mais avançados, podem ser indicativos de descolamento prematuro da placenta ou placenta prévia. Todas essas informações estão corretas e bem descritas.
Alternativa B: A gravidez ectópica ocorre frequentemente nas trompas de Falópio, mas também pode ocorrer nos ovários e cavidade abdominal. Os fatores de risco mencionados, como reprodução assistida, ineficácia do DIU, cirurgia prévia nas trompas, histórico de gestação ectópica anterior e infecções por Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, estão corretamente descritos. Os sintomas relatados, como dor abdominal, sangramento vaginal, sinais de irritação do peritônio e abdome distendido, também estão corretos.
Alternativa C: A pré-eclâmpsia é uma das principais causas de emergências hipertensivas na gravidez e não tem uma causa bem definida. Caracteriza-se por aumento da resistência vascular periférica, pressão arterial elevada e edema generalizado. Outras complicações associadas, como hipertonia uterina, descolamento prematuro da placenta, sofrimento fetal e morte fetal, estão corretamente descritas. Portanto, essa alternativa está correta.
Em resumo, a única alternativa que não está descrita de forma coerente é a alternativa D, devido à recomendação incorreta sobre a administração rápida do sulfato de magnésio.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O sulfato de magnesio deve ser administrado de forma lenta
As mais importantes situações hemorrágicas gestacionais são:
Primeira metade da gestação
• Abortamento. • Gravidez ectópica. • Neoplasia trofoblástica gestacional benigna (mola hidatiforme). • Descolamento corioamniótico.
Segunda metade da gestação
• Placenta prévia. • Descolamento prematuro da placenta. • Rotura uterina. • Vasa prévia.
Outras causas menos frequentes de sangramento por via vaginal durante toda a gestação, são: cervicites, pólipo endocervical, ectrópio, câncer de colo uterino, trauma vaginal e o sangramento do colo durante o trabalho de parto na segunda metade da gestação.
Sulfato de magnésio para prevenção de convulsão na dose de ataque deve adm 4g em 10minutos.
Questão passível de Recurso porque o sulfato de magnésio não funciona como hipotensor e sim como anticonvulsivante, com isso, não é um cuidado vericar níveis pressóricos afim de observar a eficácia da medicação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo