“Incompatibilidade da escravidão com a moral cristã, carát...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2201653 História
“Incompatibilidade da escravidão com a moral cristã, caráter antieconômico e aviltamento do trabalho servil, desagregação da sociedade, insegurança do Estado, o paradoxo representado por “um sistema social tão contrário aos interesses de toda a ordem de um povo moderno” [...] Todos esses argumentos já estavam contidos no pensamento antiescravista da primeira metade do século XIX”.
                            QUEIROZ, Suely R. Reis de. A abolição da escravidão. São Paulo: Brasiliense, 1999, p. 53.
Sobre o pensamento antiescravista brasileiro do século XIX, assinale a alternativa incorreta
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Buscamos a alternativa incorreta sobre o pensamento antiescravista brasileiro.
A) Este termo é algo como piedade e era constantemente utilizado em escritos antiescravistas que abordavam a questão do ponto de vista da culpa dos escravocratas pelo sistema.
B) O liberalismo brasileiro era eminentemente político sem grandes considerações aos viés econômico e ainda menos ao social o que permitiu que políticos imperiais defendessem o liberalismo e a escravidão simultaneamente.
C) Tanto não foram que décadas após 1830 o Brasil ainda promulgou lei que visavam a extinção gradual da escravidão como a proibição de tráfico Atlântico de escravizados de 1850 que levou a redistribuição dos cativos por todo o país que saíram de áreas estagnadas economicamente para os cafezais do sudeste, mais tarde teremos a lei do Ventre Livre de 1871 que tentava alforriar crianças nascidas em cativeiro e posteriormente teremos a Lei dos Sexagenários que determinou a alforria dos cativos maiores de 60 anos.
D) Defendiam que a base econômica do país era o sistema escravista e quando perceberam que já existiam alternativas de trabalho com a força de migrantes e o escravismo cairia em algum tempo passaram a defender o pagamento de indenizações pelos custos dos escravizados libertos pela Lei Áurea.
E) Essas leis determinavam a proibição do tráfico Atlântico de escravizados, libertação de crianças e idosos cativos. Foram chamadas de abolicionistas pois defendiam brechas no sistema escravista, mas na prática tiveram muito pouca eficiência em promover um caminho para o fim do escravismo.

GABARITO DO PROFESSOR: C

 


 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

o fortalecimento das propostas mais radicais de abolição da escravidão ocorre após 1870

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo