A tecnologia de redes baseada em um protocolo de acesso múl...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2940443 Arquitetura de Software

A tecnologia de redes baseada em um protocolo de acesso múltiplo, no qual, em caso de colisão, um adaptador aguarda um período de tempo aleatório antes de tentar retransmissão de quadros, é denominada

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O gabarito correto para a questão é a alternativa D - Ethernet.

A questão aborda um conceito fundamental em redes de computadores: o protocolo de acesso múltiplo. Esse protocolo é essencial para gerenciar como diferentes dispositivos em uma rede compartilham o mesmo meio de comunicação.

A Ethernet utiliza um protocolo conhecido como CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection). Esse protocolo permite que vários dispositivos tentem acessar a rede ao mesmo tempo. No entanto, se ocorrer uma colisão (isto é, dois dispositivos tentarem transmitir dados simultaneamente), eles interrompem a transmissão e aguardam um período de tempo aleatório antes de tentar novamente. Isso minimiza a probabilidade de nova colisão.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

A - ATM (Asynchronous Transfer Mode): O ATM é uma tecnologia de comutação que utiliza células de tamanho fixo e é orientada à conexão, diferente do método de acesso múltiplo com detecção de colisão da Ethernet. Portanto, não se aplica ao contexto da pergunta.

B - FDDI (Fiber Distributed Data Interface): O FDDI utiliza um anel duplo de fibra ótica para comunicação e é baseado no protocolo Token Passing, não em um método de colisão e espera aleatória. Portanto, não se encaixa na descrição da questão.

C - Token Ring: A tecnologia Token Ring também usa um protocolo de passagem de token, onde um token é passado entre dispositivos para controlar o acesso ao meio de comunicação. Novamente, isso não envolve a espera aleatória após uma colisão descrita na questão.

E - Ponto-a-ponto: As conexões ponto-a-ponto envolvem a comunicação direta entre dois dispositivos, sem a necessidade de um protocolo de acesso múltiplo, e portanto, não se aplicam ao cenário de colisão e espera aleatória mencionado na questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo