“A indispensável participação do indígena na empresa explo...
PRADO JÚNIOR, Caio. História e desenvolvimento: a contribuição da historiografia para a teoria e prática do desenvolvimento brasileiro. São Paulo: Brasiliense, 1999, p. 46.
Sobre o contexto histórico a que o excerto faz referência, assinale a alternativa que apresenta o “modelo do padrão da futura organização” da estrutura socioeconômica brasileira a que Caio Prado Júnior faz referência.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O modelo ao qual, Caio Prado Júnior se refere é aquele tradicionalmente conhecido como “ colonização de exploração”. É possível estabelecer tal modelo como fundamentado pela lógica mercantilista. Ou seja, a proposta era fazer a economia da colônia como um complemento à economia da metrópole. A função áreas colonizadas era a de serem mercados exclusivos , fornecedores de produtos com alto valor de revenda no mercado internacional e, consumidores de produtos da metrópole. A ocupação era aquela fundamental para que houvesse a produção necessária aos interesses dos comerciantes metropolitanos ou aquela necessária ao controle da exploração de metais preciosos, riqueza fundamental segundo a lógica das práticas mercantilistas. O objetivo final era a manutenção de uma balança comercial favorável na metrópole, permitindo a essa a acumulação de riqueza.
Por conseguinte, a produção colonial era organizada da forma menos custosa e mais lucrativa possível , de maneira que fosse possível vender muito e lucrar, mesmo que o preço unitário do produto comerciado não fosse alto.
As opções propostas apontam para um elemento essencial do modelo de ocupação portuguesa ao qual se refere Caio Prado. O estudo do tema é básico na graduação de História e está presente nos currículos da cadeira na segunda metade do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A bibliografia disponível é bastante vasta . Vale, no entanto, o destaque de obras como a tradicional Formação Histórica do Brasil, de Nelson Werneck Sodré , O Trato dos Viventes: Formação do Brasil no Atlântico Sul , de Luiz Felipe de Alencastro e os quatro volumes sobre Brasil Colônia, de Pedro Doria, Laura de Mello e Souza e Maria Bicalho
A) INCORRETA- Ao contrário do que diz a afirmativa, o papel do colonizador no Brasil foi acima de tudo, ao menos nos primeiros tempos, de especulador.
D) INCORRETA- A produção de açúcar – desde a cana até o produto final – tinha como objetivo o mercado externo. Muitas vezes, incluso, a utilização de quase 100% das terras utilizadas para o plantio da cana levou à falta de alimentos nas grandes propriedades. Havia um completo desequilíbrio entre os mercados externo e interno.
E) INCORRETA- Na perspectiva de Caio Prado assim como de historiadores em geral a função das populações não europeias na época da colonização mercantilista era a de serviço – assalariado ou escravo- para a a população branca de origem europeia.
RESPOSTA: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fiquei na dúvida entre as letras E e B e chutei na errada kkkkkk
ACERTEI POR CAUSA DA COLOCAÇÃO "EMPRESA EXPLORADORA"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo