À medida que os acontecimentos da Segunda Guerra apontavam p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q28954 História
O curso das duas décadas que vinculam o ano de 1947 ao de
1968, no âmbito das relações internacionais, foi ditado pela supremacia
de dois gigantes sobre o mundo. Os EUA e a União Soviética (URSS)
assenhoraram-se dos espaços e criaram um condomínio de poder que só
foi abalado no final da década de 60 e início da de 70.

Existiram, no entanto, nuances no sistema condominial de poder.
Da relação quente da Guerra Fria (1947-1955) à lógica da coexistência
pacífica (1955-1968), as duas superpotências migraram da situação de
desconfiança mútua para uma modalidade de convivência tolerável.
Da corrida atômica do final da década de 40 e início da de 50 às
negociações para um sistema de segurança mundial sustentado no
equilíbrio das armas nucleares, os dois gigantes evoluíram nas suas
percepções acerca da avassaladora capacidade destrutiva que
carregavam.

José Flávio Sombra Saraiva. Dois gigantes e um condomínio: da Guerra Fria
à coexistência pacífica. In: José Flávio Sombra Saraiva (org.). Relações
internacionais: dois séculos de História - entre a ordem bipolar e o policentrismo
(de 1947 a nossos dias). Brasília: IBRI, 2001, p. 19 (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as
relações internacionais do pós-1945, julgue os itens a seguir.
À medida que os acontecimentos da Segunda Guerra apontavam para o término do conflito, com a derrocada militar das forças do eixo nazi-fascista, delineavam-se os contornos do novo sistema de poder mundial que doravante vigoraria, algo cada vez mais presente nas reuniões de cúpula dos aliados, a exemplo do ocorrido em Teerã, em novembro de 1943, Yalta, em fevereiro de 1945, e Potsdam, em julho de 1945.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O gabarito da questão é C - certo. Isso porque, conforme os eventos da Segunda Guerra Mundial se aproximavam do fim, havia uma clara indicação de que as forças do eixo nazi-fascista estavam sendo derrotadas militarmente. Nesse contexto, começaram a ser esboçados os novos arranjos para o sistema de poder global que emergiria após o conflito.

Conferências importantes, como as realizadas em Teerã (novembro de 1943), Yalta (fevereiro de 1945) e Potsdam (julho de 1945), foram fundamentais para delinear a ordem mundial pós-guerra. Nestes encontros, líderes dos países aliados discutiram e planejaram o futuro geopolítico, estabelecendo as bases para a nova configuração de poder.

O período posterior a 1945 foi marcado pela ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética (URSS) como superpotências, definindo assim a ordem bipolar que caracterizou a Guerra Fria. Durante as duas décadas seguintes, até aproximadamente 1968, esses dois "gigantes" exerceram uma influência dominante sobre as relações internacionais, criando um "condomínio de poder" que só começou a ser questionado no final dos anos 60 e início dos anos 70.

Portanto, a assertiva está correta ao reconhecer a formação de um novo sistema de poder mundial centrado principalmente em torno dos Estados Unidos e da União Soviética após a Segunda Guerra Mundial, o que ficou evidente nas mencionadas conferências de cúpula.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: Certo

Conferência de Ialta, também chamada de Conferência da Crimeia, é composta por um conjunto de reuniões ocorridas entre 4 e 11 de fevereiro de 1945 no Palácio Livadia, na estação balneária de Ialta, nas margens do Mar Negro, na Crimeia. Foi a segunda das três conferências em tempo de guerra entre os líderes das principais nações aliadas (a anterior ocorreu em Teerã, e a posterior em Potsdam).

Os chefes de Estado dos Estados Unidos da América (Franklin D. Roosevelt) e da União Soviética (Josef Stalin), e o primeiro-ministro do Reino Unido (Winston Churchill) reuniram-se em segredo em Ialta para decidir o fim da Segunda Guerra Mundial e a repartição das zonas de influência entre o Oeste e o Leste.

Em 11 de fevereiro de 1945, eles assinam os acordos cujos objetivos são de assegurar um fim rápido à guerra e a estabilidade do mundo após a vitória final.

Estes acordos são essenciais para a compreensão do mundo após-guerra. Mesmo se suas interpretações pelos historiadores são diversas e variadas, vários deles estão de acordo sobre diversos pontos dos acordos. As diretrizes afirmadas nesta reunião determinaram boa parte da ordem durante a Guerra Fria, precisando as zonas de influência e ação dos blocos antagônicos, capitalista e socialista. Contudo, em 1991, após a queda da União Soviética, o ambiente internacional entrou em um período de transição, abandonando estes preceitos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Confer%C3%AAncia_de_Ialta

"Desta vez não vamos cometer o erro de esperar até o fim da guerra para estabelecer a estrutura da paz. Desta vez, enquanto lutamos juntos para finalmente vencer a guerra, trabalharemos juntos para evitar que ela aconteça novamente." Roosevelt, em "O Sexto Membro Permanente: O Brasil e a criação da ONU", Eugênio Vargas Garcia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo