No primeiro período do texto, estabelece-se um contraste te...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1994024 Português
Texto II


       Tocar instrumento musical na infância deixa a
mente mais afiada na velhice


       Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, descobriram uma ligação entre aprender um instrumento musical na infância ou adolescência e ter uma mente mais “jovem” quando a idade já está bem avançada. Quanto mais extensa em anos a experiência em tocar um instrumento, mais as habilidades cognitivas permanecem bem conservadas na velhice.
        Esse estudo teve uma peculiaridade incomum: aproveitou dados de outra pesquisa, esquecida, feita em 1947. À época, todas as crianças nascidas na Escócia em 1936 foram obrigadas a fazer uma bateria de testes de inteligência. No total, 70.805 crianças participaram. Esse trabalho foi redescoberto há alguns anos por um grupo de acadêmicos escoceses, liderados pelo professor Ian Deary, diretor do Centro de Envelhecimento Cognitivo e Epidemiologia Cognitiva da universidade, que pretendia estudar a mente. E os dados daquela época vieram a calhar. Os estudiosos do presente foram atrás dos voluntários do passado para avaliar sua saúde mental hoje, e que hábitos influenciaram nos aspectos positivos e negativos.
       Para analisar a influência do aprendizado musical, selecionaram uma amostra de habitantes das cidades de Edimburgo e Lothians, que tinham participado dos testes na década de 1940, quando todos tinham 11 anos de idade. Dos 366 indivíduos analisados, 117 relataram alguma experiência de tocar um instrumento musical – principalmente quando ainda eram meninos e meninas. [...]


(Disponível em: https://super.abril.com.br/saude/tocar-instrumentomusical-na-infancia-deixa-a-mente-mais-afiada-na-velhice/ Acesso em 30/08/2022)

No primeiro período do texto, estabelece-se um contraste temporal. O recurso sintático empregado nessa estrutura foi:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

''descobriram uma ligação entre aprender um instrumento musical na infância ou adolescência e ter uma mente mais “jovem” quando a idade já está bem avançada''.

aprender um instrumento musical - adjunto adverbial + E (conjunção) + ter uma mente mais “jovem” quando a idade já está bem avançada (oração subordinada - depende da oração principal para surtir seu sentido completo).

Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, descobriram uma ligação entre aprender um instrumento musical na infância ou adolescência e ter uma mente mais “jovem” quando a idade já está bem avançada.

Sobre a "E". O uso do adjunto adverbial mencionado na alternativa corresponde aos termos "na infância ou [na] adolescência", os quais exprimem tempo. Já a oração subordinada encontra-se no final do período "quando a idade já está bem avançada".

Questão que se acerta por eliminação.

Adjunto adverbial de tempo

Os adjuntos adverbiais de tempo fornecem à oração uma ideia temporal, tal como: hoje, amanhã, ontem, cedo, tarde, ainda, agora, no inverno. Exemplos de orações com adjunto adverbial de tempo: Ontem jantamos juntos. Ele ainda está aqui?

adjunto adverbial de tempo.. juntamente com uma oração subordinada ... quandooo (expressando tempo também)

GABARITO E

Qual é adjunto adverbial?

Eu entendi que é "mais" nesta expressão: mente mais “jovem quando a idade já está bem avançada.

O adverbio "mais" se refere ao adjetivo "jovem" (jovem é substantivo na classificação morfológica, mas na relação morfossintática, ele faz papel de adjetivo que caracteriza o substantivo "mente"). O processo de transformação da classe gramatical das palavras chama-se derivação imprópria.

Quem é a oração desenvolvida?

quando a idade já está bem avançada

A- INCORRETA. a comparação entre dois adjuntos adnominais que expressam tempo. 

Provavelmente se refere a "mente mais jovem" e "idade avançada". O primeiro (jovem) é adjunto adnominal de mente, e o segundo é predicativo do sujeito de idade. Em momento algum se utiliza o recurso comparação. Ou seja, o examinador tentou induzir a erro na classificação dos elementos sintáticos e na figura de linguagem usada.

B - INCORRETA. o emprego de duas construções sintáticas introduzidas por preposições.  Este tipo de recurso é alcançado pelo paralelismo sintático, que não é o caso da questão, porque o enunciado pede contraste, enquanto paralelismo fornece harmonia.

Ex. Ele entrou na estação e ela no metrô. Paralelismo.

Ex. mente mais velha e mente mais jovem. Contraste.

C - INCORRETA. o confronto entre adjetivos que exprimem noções diferentes de tempo.

Os adjetivos que temos são: jovem e avançada. Os dois poderiam ser usados como elementos de confrontos, mas no contexto, eles se referem a mesma situação "mente mais jovem" para quem tem "idade avançada".

D- INCORRETA. Não entendi. Não sei o que examinador quis dizer com isso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo