No primeiro período do texto, estabelece-se um contraste te...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
''descobriram uma ligação entre aprender um instrumento musical na infância ou adolescência e ter uma mente mais “jovem” quando a idade já está bem avançada''.
aprender um instrumento musical - adjunto adverbial + E (conjunção) + ter uma mente mais “jovem” quando a idade já está bem avançada (oração subordinada - depende da oração principal para surtir seu sentido completo).
Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, descobriram uma ligação entre aprender um instrumento musical na infância ou adolescência e ter uma mente mais “jovem” quando a idade já está bem avançada.
Sobre a "E". O uso do adjunto adverbial mencionado na alternativa corresponde aos termos "na infância ou [na] adolescência", os quais exprimem tempo. Já a oração subordinada encontra-se no final do período "quando a idade já está bem avançada".
Questão que se acerta por eliminação.
Adjunto adverbial de tempo
Os adjuntos adverbiais de tempo fornecem à oração uma ideia temporal, tal como: hoje, amanhã, ontem, cedo, tarde, ainda, agora, no inverno. Exemplos de orações com adjunto adverbial de tempo: Ontem jantamos juntos. Ele ainda está aqui?
adjunto adverbial de tempo.. juntamente com uma oração subordinada ... quandooo (expressando tempo também)
GABARITO E
Qual é adjunto adverbial?
Eu entendi que é "mais" nesta expressão: mente mais “jovem” quando a idade já está bem avançada.
O adverbio "mais" se refere ao adjetivo "jovem" (jovem é substantivo na classificação morfológica, mas na relação morfossintática, ele faz papel de adjetivo que caracteriza o substantivo "mente"). O processo de transformação da classe gramatical das palavras chama-se derivação imprópria.
Quem é a oração desenvolvida?
quando a idade já está bem avançada
A- INCORRETA. a comparação entre dois adjuntos adnominais que expressam tempo.
Provavelmente se refere a "mente mais jovem" e "idade avançada". O primeiro (jovem) é adjunto adnominal de mente, e o segundo é predicativo do sujeito de idade. Em momento algum se utiliza o recurso comparação. Ou seja, o examinador tentou induzir a erro na classificação dos elementos sintáticos e na figura de linguagem usada.
B - INCORRETA. o emprego de duas construções sintáticas introduzidas por preposições. Este tipo de recurso é alcançado pelo paralelismo sintático, que não é o caso da questão, porque o enunciado pede contraste, enquanto paralelismo fornece harmonia.
Ex. Ele entrou na estação e ela no metrô. Paralelismo.
Ex. mente mais velha e mente mais jovem. Contraste.
C - INCORRETA. o confronto entre adjetivos que exprimem noções diferentes de tempo.
Os adjetivos que temos são: jovem e avançada. Os dois poderiam ser usados como elementos de confrontos, mas no contexto, eles se referem a mesma situação "mente mais jovem" para quem tem "idade avançada".
D- INCORRETA. Não entendi. Não sei o que examinador quis dizer com isso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo