Nos países que adotam o regime de metas de inflação, como o...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) CERTA: O BCB atua por meio do controle da oferta monetária para aumentar ou diminuir a liquidez da economia e, dessa forma, influenciar a elevação ou redução das taxas de juros (referenciadas na Selic), provocando efeitos sobre a inflação. Pode utilizar instrumentos como operações no mercado aberto, taxa de redesconto etc para viabilizar uma política monetária contracionista, a qual tenderá a elevar a taxa de juros e, possivelmente, controlar a inflação;
B) ERRADA: O BCB não realiza controle de preços dos bens e serviços em geral; essa prática, inclusive, deixou de ser operacionalizada no Brasil após as reformas estruturais neoliberais dos anos 90;
C) ERRADA: O BCB não realiza controle de preços dos bens e serviços administrados; embora não seja usual realizar esse tipo de controle após as reformas estruturais neoliberais dos anos 90, os preços administrados podem ainda sofrer algum tipo de represamento por parte de influência do Poder Executivo;
D) ERRADA: Isso está errado e é um erro frequente no entendimento da atuação do BCB. Este não realiza "manejo" ou "fixação" da taxa básica de juros de curto prazo, as reuniões do Copom apenas definem a meta para a taxa Selic. O BCB, por meio de operações de mercado aberto com a compra/venda de títulos públicos e outros instrumentos que impactam a liquidez da economia, influencia o valor da Selic.
Inclusive a taxa Selic efetiva, normalmente, não é exatamente a mesma que a meta definida, apenas orbita em valores muito próximos ao estipulado na reunião do Copom. Em suma, o BCB não estabelece (ou "maneja" para cima ou para baixo) a Selic por decreto, apenas influencia o seu valor;
E) ERRADA: O BCB não realiza controle dos salários nominais, nem nenhum outro ator público.
GABARITO DA BANCA: LETRA D.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: Letra D.
O Comitê de Política Monetária (Copom) é o órgão do Banco Central, formado pelo seu Presidente e diretores, que define, a cada 45 dias, a taxa básica de juros da economia – a Selic.
Fonte: site do BCB.
Creio que a A também estaria correta, vide comentário do professor.
O ideal seria que o controle da inflação se desse principalmente pelo controle direto da oferta monetária (emissão de moeda), mas na prática o que os bancos centrais da maioria dos países fazem é o controle indireto pela taxa básica de juros.
Entendo que o controle da oferta monetária não é um instrumento, como cita o enunciado, é o objetivo, é o alvo do Banco Central, então a alternativa A está errada. Emissão de moeda seria um instrumento, mas a oferta monetária vai depender dos bancos e do multiplicador monetário também. Depois que se consegue alterar a oferta monetária é que se chega no controle da inflação, aí sim, o objetivo final.
O BC maneja a taxa básica de juros de curto prazo. "Maneja" não significa que controla diretamente, no caso do Brasil, o Copom fixa a meta para taxa SELIC e realiza as operações necessárias para que a taxa fique muito próxima dessa meta fixada. Por isso, discordo do gabarito do professor e acho que a alternativa correta é a D mesmo.
Pelo que entendi o Bacen não controla a oferta monetária. Poderia? Poderia, mas ele não faz. Seria uma política monetária ativa, mas o Bacen utiliza políticas monetárias passivas, com MANEJO da taxa de juros, por meio de instrumentos como open market, redesconto, taxas compulsórias de depósito.
Com o manejo das taxas de juros, a oferta monetária se torna um resultado. Mesmo se falasse controle da taxa básica de juros, também estaria errado, porque o Estado não pode definir uma taxa de juros (preço do dinheiro), igual ele não pode definir o preço do arroz. Isso é passado e inconstitucional, se não me engano.
Instrumentos de política monetária > Alteração indireta da taxa de juros > Alteração da oferta monetária
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo