Leia o texto a seguir. Para fins de elaboração da questão, e...
I. Pioneiros da conquista do trópico para a civilização, tiveram os portugueses, nessa proeza sua maior missão histórica. Apesar de tudo quanto se possa alegar contra sua obra, forçoso é reconhecer que foram não somente os portadores efetivos como os portadores naturais dessa missão.
II. Nenhum outro povo do Velho Mundo achou-se tão bem armado para se aventurar à exploração regular e intensa das terras próximas à linha equatorial, onde os homens depressa degeneram, segundo o conceito generalizado na era quinhentista.
III. Essa exploração dos trópicos não se processou, em verdade, por um empreendimento metódico e racional, não emanou de uma vontade construtora e enérgica fez-se antes com desleixo e certo abandono.
IV. Dir-se-ia mesmo que se fez apesar de seus autores. E o reconhecimento desse fato não constitui desprezo, à grandeza do esforço português se o julgarmos conforme os critérios morais e políticos nele dominantes, pois encontraremos muitas e sérias falhas.
V. Nenhuma, porém, que leve com justiça à opinião extravagante defendida por um número não pequeno de detratores da ação dos portugueses no Brasil, muitos dos quais optariam, de bom grado, pelo triunfo da colonização holandesa, convictos de que nos teria levado a melhores e mais gloriosos rumos.
VI. No entanto antes de abordar esse tema, é preferível encarar certo aspecto, que parece singularmente instrutivo das determinantes psicologias do movimento de expansão colonial portuguesa pelas terras de nossa América.
Assinale as alternativas que apresentam os trechos CORRETAMENTE pontuados:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - Somente os trechos II e V estão corretos.
O tema central da questão é a pontuação correta em um texto retirado do livro "Raízes do Brasil" de Sergio Buarque de Holanda. Para resolver essa questão, é necessário ter um bom entendimento sobre as regras de pontuação na Língua Portuguesa, como o uso de vírgulas e outros sinais que possam influenciar a clareza e a coerência do texto.
Vamos analisar cada alternativa:
Alternativa A: "Somente os trechos I, II e IV estão corretos."
O trecho IV possui um erro de pontuação, pois a frase "Dir-se-ia mesmo que se fez apesar de seus autores. E o reconhecimento desse fato não constitui desprezo, à grandeza do esforço português" deve ser pontuada sem a vírgula após "desprezo". Portanto, essa alternativa não é correta.
Alternativa B: "Somente os trechos I, III e V estão corretos."
No trecho III, há uma ausência de pontuação adequada. A frase "não emanou de uma vontade construtora e enérgica fez-se antes com desleixo e certo abandono." precisa de uma vírgula ou ponto e vírgula após "enérgica" para separar as duas orações. Portanto, esta alternativa está incorreta.
Alternativa C: "Somente os trechos I, IV e VI estão corretos."
Além dos erros já discutidos nos trechos IV e VI, o trecho VI também apresenta uma falta de pontuação. A frase "No entanto antes de abordar esse tema, é preferível encarar certo aspecto" deveria ter uma vírgula após "No entanto". Assim, essa alternativa é incorreta.
Alternativa D: "Somente os trechos II e V estão corretos."
Os trechos II e V estão pontuados corretamente. O trecho II adequadamente separa as ideias com vírgulas, e o trecho V pontua corretamente a oração que explica a opinião dos detratores. Portanto, esta é a alternativa correta.
Alternativa E: "Somente os trechos III e VI estão corretos."
A análise dos trechos III e VI já demonstrou erros de pontuação, como a falta de vírgulas adequadas para separar orações, tornando esta alternativa incorreta.
Conclusão: A escolha correta é a alternativa D, pois os trechos II e V estão devidamente pontuados, assegurando clareza e coerência ao texto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ChatGPT
I. Pioneiros da conquista do trópico para a civilização, tiveram os portugueses, nessa proeza, sua maior missão histórica. Apesar de tudo quanto se possa alegar contra sua obra, forçoso é reconhecer que foram não somente os portadores efetivos como os portadores naturais dessa missão.
II. Nenhum outro povo do Velho Mundo achou-se tão bem armado para se aventurar à exploração regular e intensa das terras próximas à linha equatorial, onde os homens depressa degeneram, segundo o conceito generalizado na era quinhentista.
III. Essa exploração dos trópicos não se processou, em verdade, por um empreendimento metódico e racional; não emanou de uma vontade construtora e enérgica; fez-se antes com desleixo e certo abandono.
IV. Dir-se-ia mesmo que se fez apesar de seus autores. E o reconhecimento desse fato não constitui desprezo. A grandeza do esforço português, se o julgarmos conforme os critérios morais e políticos nele dominantes, pois encontraremos muitas e sérias falhas.
V. Nenhuma, porém, que leve com justiça à opinião extravagante defendida por um número não pequeno de detratores da ação dos portugueses no Brasil, muitos dos quais optariam, de bom grado, pelo triunfo da colonização holandesa, convictos de que nos teria levado a melhores e mais gloriosos rumos.
VI. No entanto, antes de abordar esse tema, é preferível encarar certo aspecto que parece singularmente instrutivo das determinantes psicologias do movimento de expansão colonial portuguesa pelas terras de nossa América.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo