Está correta a pontuação do seguinte segmento adaptado do te...
Para responder a questão abaixo, considere o texto abaixo:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Por que nao cabe ponto e vírgula na alternativa C?
Tomaz, eu entendi que só poderia ter sido usada a vírgula em decorrência da expressão "em que se anunciou a nova categoria do prêmio Jabuti", que tá funcionando como aposto explicativo e que se encontra no meio da frase, motivo pelo qual o uso de duas vírgulas é necessário.
Se não for esse o motivo, por favor me corrijam.
GABARITO E
a) Mais do que nunca, atualmente, pôr em dúvida, essa ideia generalizada de leitor, soa antipático e antidemocrático. (a vírgula está empregada de forma incorreta, separando o verbo de seu complemento).
b) É curioso que, um dos poucos prêmios literários brasileiros de prestígio tenha incorporado a lógica pleonástica dos algoritmos que estruturam a rede: o que mais se lê também é cada vez mais lido. (a vírgula poderia ser inserida antes do pronome "que" se inserida outra após a palavra "prestígio" para criar uma oração explicativa, a inserção da vírgula após o pronome "que" tornou a frase incorreta).
c) Vi a propaganda, no mesmo dia, em que se anunciou a nova categoria do prêmio Jabuti; dos melhores romances, contos, crônicas e poesia − na opinião dos leitores. (o termo intercalado está incorreto, causando prejuízo ao sentido do texto. O correto seria" Vi a propaganda, em que se anunciou a nova categoria do prêmio Jabuti, no mesmo dia;).
d) Os prêmios literários não foram criados, para corresponder a critérios objetivos de mercado: a despeito de seus eventuais equívocos, que não são poucos. (a vírgula está empregada de maneira incorreta, separando o verbo de seu complemento).
e) Fazer o indivíduo acreditar que não precisa se esforçar para entender o que lhe escapa, como propõe a propaganda da Bienal, tem a ver com o estreitamento de seus horizontes intelectuais. ("acertô miseravi")
Analisando as alternativas:
a) Mais do que nunca, atualmente, pôr em dúvida, essa ideia generalizada de leitor, soa antipático e antidemocrático.
Errada. Primeira que eliminei. Muita vírgula! Desnecessária a vígula em vermelho.
b) É curioso que, um dos poucos prêmios literários brasileiros de prestígio tenha incorporado a lógica pleonástica dos algoritmos que estruturam a rede: o que mais se lê também é cada vez mais lido.
Errada. A primeira vírgula poderia ser descolacada antes do segundo QUE. Assim, o excerto ficaria correto.
c) Vi a propaganda, no mesmo dia, em que se anunciou a nova categoria do prêmio Jabuti; dos melhores romances, contos, crônicas e poesia − na opinião dos leitores.
Errada. Ponto e vírgulas em posição incorreta.
d) Os prêmios literários não foram criados, para corresponder a critérios objetivos de mercado: a despeito de seus eventuais equívocos, que não são poucos.
Errada. Entre CRIADOS e PARA não deveria have vírgula.
NAO SEPARAR VERBO DO COMPLEMENTO
NAO SEPARAR VERBO DO SUJEITO
BORA RANGERS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo