O texto seguinte alude às mudanças ocorridas na economia bra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1922599 Economia

O texto seguinte alude às mudanças ocorridas na economia brasileira, a partir da primeira metade da década de 1930.


O que parece ter sido decisivo para que Furtado identificasse pré-keynesianismo em Vargas, e não, por exemplo, em Epitácio Pessoa, é a imagem impressionante da queima dos estoques de café tão aparentada à construção de pirâmides ou ao cavar buracos mencionados por Keynes. É, entretanto, a disposição de acomodar o choque fiscal, através de aumento do déficit público, o elemento que permite, com adequação, que se possa afirmar que a política econômica do Governo Provisório tenha sido pré-keynesiana.

ABREU, M. P. Crise, crescimento e modernização autoritária: 1930-1945. In M. P. Abreu (org.). A Ordem do Progresso: Cem Anos de Política Econômica Republicana – 1889-1989. Rio de Janeiro: Editora Campus, p. 81. Adaptado.


Os eventos descritos no texto fazem menção à análise de Celso Furtado a respeito das mudanças ocorridas na economia brasileira, após a crise de 1929. A principal mudança a que se refere o texto é o(a)

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão tratando do contexto da Crise de 29 e seu impacto na economia brasileira, bem como a respectiva análise do maior economista que o Brasil já teve, Celso Furtado, tema de Economia Brasileira. Vamos resolver:

A) ERRADA: O setor externo, de fato, foi o motor de crescimento da economia brasileira por muito tempo, com todas as vicissitudes que isso implicou. No entanto, após a Crise de 29 e a Grande Depressão, o comércio internacional e, consequentemente, as exportações brasileiras de café viraram pó;

B) ERRADA: O texto do enunciado menciona, ainda que de forma pouca clara, a ocorrência de déficit público no Governo Provisório, o qual assumiu após a Revolução de 1930, justamente no contexto da Crise de 29 e Grande Depressão. O governo usou recursos para comprar e queimar café, objetivando defender os interesses cafeicultores;

C) CERTA: Exatamente, para Furtado, o constrangimento da Crise impactou o setor exportador de café, o que, aliado à manutenção da renda do setor cafeeiro (compra e queima de café por parte do governo) e às dificuldades de se importar bens manufaturados, deslocou o eixo dinâmico da economia. A partir desse momento, a indústria voltada para o mercado interno passou a receber os investimentos e propulsionar o crescimento;

D) ERRADA: Todo o contexto de crise, depressão, escassez de divisas e desmoronamento do comércio internacional da década de 1930 não poderiam combinar com "liberalização do comércio exterior", não é mesmo? Houve severos controles no comércio exterior do período;

E) ERRADA: Mesma explicação do item anterior, a política econômica do período não teve cunho liberal, ao contrário teve forte e intensa atuação estatal, fazendo com que o Brasil fosse um dos primeiros países no mundo a se recuperar da Crise de 29.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vargas se deparou com os seguintes elementos econômicos na década de 30:

  1. Deterioração dos termos de troca internacionais (principalmente com relação ao café)
  2. Rendimentos crescentes na indústria a ser criada
  3. Necessidade de grande quantidade de capital (requer política de Estado) 
  4. Teoria dos Choques Adversos (a indústria surgiu no Brasil como uma resposta às dificuldades de importar produtos industriais em determinados períodos)

A solução encontrada foi pré-keneysiana: focou no mercado interno, por meio de investimentos públicos em industrialização (fechada, voltada para dentro), tendo por subsídio a indução pelas exportações com preços controlados (medidas protecionistas).

A explicação se encontra no modelo de demanda agregada:

  • Y = C+I+G+X-M
  • Y = f (consumo, investimento)
  • Y = não mais função apenas da demanda externa (X), pois há as variáveis C e I

Foi o início do PSI (Processo de Substituição de importações), de cunho endógeno.

GABARITO: C

Bons estudos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo