Considerando-se as dietas enterais para o controle do diabe...
( ) Diversas fórmulas enterais para diabéticos foram desenvolvidas para uso em cuidado intensivo com a intenção de melhorar o controle glicêmico e as concentrações lipídicas. Assim, a composição dessas fórmulas possui uma quantidade normal de carboidrato, sendo esse de qualidade boa para controle da glicemia, menos gordura e adição de fibras insolúveis. ( ) As fontes de carboidrato incluem formas complexas, tais como oligossacarídeos, frutose e polissacarídeos de soja, para impedir a absorção rápida de glicose e o aumento da concentração de glicose no sangue. ( ) O conteúdo de gordura nessas dietas enterais para diabéticos concentra, em maior quantidade, ácidos graxos monoinsaturados (AGMI) e poli-insaturados, e menor em saturados. Os lipídios totais fornecem cerca de 30% das calorias.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - E - C - E
O tema central desta questão é a Dietoterapia em Diabetes Mellitus, com foco específico nas dietas enterais para o controle da glicemia e de lipídios em pacientes diabéticos. Para resolver essa questão, é essencial ter conhecimento sobre a composição das fórmulas enterais usadas para diabéticos, incluindo a qualidade dos carboidratos, o tipo de fibras e a proporção de gorduras.
Vamos analisar cada afirmativa:
( ) Diversas fórmulas enterais para diabéticos foram desenvolvidas para uso em cuidado intensivo com a intenção de melhorar o controle glicêmico e as concentrações lipídicas. Assim, a composição dessas fórmulas possui uma quantidade normal de carboidrato, sendo esse de qualidade boa para controle da glicemia, menos gordura e adição de fibras insolúveis.
Esta afirmativa está Errada. As fórmulas enterais para diabéticos geralmente têm uma quantidade reduzida de carboidratos para ajudar no controle glicêmico, ao invés de uma quantidade normal. Além disso, a adição de fibras é geralmente de fibras solúveis, não insolúveis, pois as solúveis ajudam a controlar o nível de glicose no sangue.
( ) As fontes de carboidrato incluem formas complexas, tais como oligossacarídeos, frutose e polissacarídeos de soja, para impedir a absorção rápida de glicose e o aumento da concentração de glicose no sangue.
Esta afirmativa está Certa. As fórmulas enterais para diabéticos realmente utilizam carboidratos complexos para evitar picos de glicose no sangue, justamente para garantir que a absorção da glicose ocorra de forma mais lenta e controlada.
( ) O conteúdo de gordura nessas dietas enterais para diabéticos concentra, em maior quantidade, ácidos graxos monoinsaturados (AGMI) e poli-insaturados, e menor em saturados. Os lipídios totais fornecem cerca de 30% das calorias.
Esta afirmativa está Errada. Embora seja verdade que as dietas enterais para diabéticos priorizem ácidos graxos insaturados, a porcentagem de calorias vindas dos lipídios geralmente é menor que 30%, para restringir a ingestão calórica total destas dietas.
Portanto, a sequência correta é D - E - C - E, pois essa é a única que reflete a análise acima.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Frutose é contraindicada.
Mas a banca encontrou o único livro que, talvez por erro, indica frutose como sendo carboidrato complexo.(Nutrição Moderna de Shils)
Ao questionar a editora, ela respondeu que apenas traduziu assim.
PAPEL ACEITA TUDO.
frutose é cho complexo?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo