No tocante à emissão de CAT, assinale a opção correta, a par...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1702592 Segurança e Saúde no Trabalho

Texto 36A1-I

Uma ambulância, em deslocamento rápido por via urbana, conduzia ao hospital Roberto, um operário da construção civil com fratura exposta na clavícula, acidentado na obra predial em que trabalhava. A bordo do veículo havia, além da vítima, o condutor e um auxiliar de enfermagem. No trajeto para o hospital, a ambulância colidiu contra dois transeuntes: Fábio, um trabalhador com vínculo empregatício formal, que ia de casa para o trabalho; e Leandro, um trabalhador informal que nunca teve registro na previdência social e que, no momento do acidente, fazia o trajeto trabalho-casa. As cinco pessoas envolvidas no acidente sofreram fratura na tíbia.

No tocante à emissão de CAT, assinale a opção correta, a partir da situação hipotética apresentada no texto 36A1-I.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C. Agora, vamos entender o porquê e comentar sobre as demais alternativas.

Entendendo o tema: A questão aborda a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), que é um documento utilizado para informar à Previdência Social sobre a ocorrência de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Este documento é importante para garantir os direitos do trabalhador, como benefícios previdenciários e acompanhamento médico adequado.

Análise da alternativa correta:

C - Na falta de emissão da CAT pelo responsável, poderá o próprio trabalhador acidentado emiti-la.

Esta alternativa está correta. De acordo com a legislação previdenciária, caso o empregador não emita a CAT, o próprio trabalhador, seus dependentes, a entidade sindical, o médico que o assistiu ou qualquer autoridade pública poderá fazê-lo. Isso garante que a falta de iniciativa do empregador não prejudique o trabalhador acidentado.

Análise das alternativas incorretas:

A - Cabe exclusivamente à autoridade policial a emissão da CAT.

Está incorreta. A emissão da CAT não é competência exclusiva da autoridade policial. Como mencionado, várias partes, incluindo o trabalhador e outras autoridades, podem emitir a CAT.

B - Na falta de emissão da CAT pelo responsável, o acidentado deverá exigi-la judicialmente.

Essa alternativa está incorreta porque não é necessário recorrer ao Judiciário para emitir a CAT. O próprio trabalhador ou outras entidades podem emitir a CAT, como já explicado.

D - Em caso de acidente do trabalho que resulte na morte do trabalhador, a CAT deve ser emitida até o primeiro dia útil seguinte.

Embora a emissão rápida seja importante, a legislação exige que a CAT seja emitida no primeiro dia útil imediatamente após o acidente de trabalho, mas não só em casos de morte. Esta alternativa está parcialmente correta, mas incompleta em seu escopo.

E - Cabe exclusivamente à autoridade médica a emissão da CAT.

Também está incorreta. Como já discutido, a CAT pode ser emitida por várias partes interessadas, não apenas pela autoridade médica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Se a empresa não fizer o registro da CAT, o próprio trabalhador, o dependente, a entidade sindical, o médico ou a autoridade pública (magistrados, membros do Ministério Público e dos serviços jurídicos da União e dos Estados ou do Distrito Federal e comandantes de unidades do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar) poderão efetivar a qualquer tempo o registro deste instrumento junto à Previdência Social, o que não exclui a possibilidade da aplicação da multa à empresa.

https://www.gov.br/inss/pt-br/saiba-mais/auxilios/comunicacao-de-acidente-de-trabalho-cat

Em caso de acidente do trabalho que resulte na morte do trabalhador, a CAT deve ser emitida até o primeiro dia útil seguinte. Errado, pois em caso de morte do trabalhador, a comunicação deverá ser imediata.

A empresa é obrigada a informar à Previdência Social todos os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados, mesmo que não haja afastamento das atividades, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo