O Plano Real, implementado a partir de 1994, é avaliado com...
O Plano Real, implementado a partir de 1994, é avaliado como um dos mais importantes e bem-sucedidos programas de estabilização inflacionária no Brasil.
Um dos fatores que contribuíram para o sucesso do Plano Real foi a(o)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (30)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) ERRADA: Muito pelo contrário, o Plano Real se assemelhou, em grande medida, à proposta "Larida" realizada muitos anos antes na década de 80. Uma diferença entre um contexto e outro foi a liquidez internacional, especialmente para a América Latina. Só houve reduções pontuais dos influxos de capital estrangeiro como, por exemplo, durante a Crise do México (1994/1995);
B) ERRADA: De forma geral, houve manutenção da liberalização comercial, exceto por alguns casos isolados como, por exemplo, a instituição do regime automotivo em benefício da indústria automobilística. Esta restauração significativa da proteção comercial para este setor, no entanto, elevou a tarifa efetiva média da economia no início do período FHC;
C) ERRADA: O Plano Real não foi marcado por congelamento de preços e salários ao longo do processo de estabilização, ao contrário do que ocorreu nos planos precedentes. A adesão a URV (Unidade Real de Valor) foi voluntária;
D) ERRADA: Houve crescimento econômico imediatamente após o plano de estabilização, inclusive com aumento do poder de compra dos salários;
E) CERTA: Exatamente e se, por um lado, a sobrevalorização do Real contribuiu significativamente para o sucesso do controle inflacionário, ao reduzir o preço dos produtos importados e pressionar os preços domésticos para baixo; por outro, prejudicou muito a produção nacional causando falências e desemprego (principalmente industrial, contribuindo para a desindustrialização do país). Em outras palavras, o sucesso do Plano Real foi relativo.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
por que ''sobrevalorização''? esse nome dá ideia de que ela ficou mais desvalorizada do que ficaria normalmente
Gab. E
A sobrevalorização da moeda nacional (o Real) resultante da âncora cambial teve vários efeitos positivos para o combate à inflação, a saber:
Importações mais baratas: A sobrevalorização do Real tornou as importações mais baratas, o que ajudou a conter a inflação, pois os consumidores e as empresas puderam adquirir produtos importados a preços mais baixos do que os produzidos internamente.
Contenção de pressões inflacionárias: Com o Real forte em relação ao dólar, os custos dos produtos importados, como matérias-primas e bens intermediários, caíram. Isso reduziu os custos de produção para as empresas, o que, por sua vez, ajudou a conter as pressões inflacionárias.
Expectativas de inflação reduzidas: A estabilidade da taxa de câmbio promovida pela âncora cambial ajudou a ancorar as expectativas de inflação. Os agentes econômicos passaram a acreditar que a inflação seria controlada, o que levou a comportamentos mais comedidos em relação a aumentos de preços e salários.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo