Um agente de trânsito elaborou a planilha a seguir, por mei...
O agente digitou, na coluna A, a descrição dos meses, e na coluna B, os valores de taxas aplicados no respectivo mês.
Em seguida, na célula B7 colocou uma fórmula para realizar um determinado cálculo com tais dados.
Assinale a alternativa que apresenta a fórmula que resulta no valor exibido na célula B7.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Prezado(a), a questão exige conhecimento sobre a função MÉDIA no Microsoft Excel 2016.
Professor, o que é a função MÉDIA?
A função MÉDIA no Excel é usada para calcular a média aritmética de um conjunto de valores. A sintaxe é =MÉDIA(número1:número2), onde número1, número2, ... são os números ou intervalos de células cujos valores você deseja calcular a média. Por exemplo, =MÉDIA(A1:A10) calcula a média dos valores no intervalo A1 a A10.
Vamos analisar as alternativas para determinar a fórmula que resulta no valor exibido na célula B7, que é a média dos valores das taxas de poluição veicular aplicadas:
A – Incorreta - A fórmula =MAIOR(B5;2400) retorna o maior valor entre 2400 e o valor em B5, mas não calcula a média dos valores na coluna B.
B – Incorreta - A fórmula =MENOR(B3;2400) retorna o menor valor entre 2400 e o valor em B3, mas não calcula a média dos valores na coluna B.
C – Incorreta - A fórmula =SOMA(B2:B5) calcula a soma dos valores no intervalo B2 a B5, mas não a média. A soma é um valor absoluto, não uma média.
D – Correta - A fórmula =MÉDIA(B2:B5) calcula a média dos valores no intervalo B2 a B5. Portanto, essa é a alternativa correta, pois a função MÉDIA retorna o valor médio das taxas de poluição veicular aplicadas, resultando no valor exibido na célula B7.
Gabarito do professor: alternativa DClique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D
As alternativas A & B apresentam erro de sintaxe, pois a fórmula da função maior, a título de exemplo, deve obedecer à seguinte sintaxe: =MAIOR(A1:A5; 2) em que A1:A5 vai representar o intervalo e o nº 2 representa a posição do maior dentro desse intervalo, ou seja, o 2º maior para esse caso. Portanto, as sintaxes dessa função apresentadas nas alternativas estão erradas. Com isso já descartamos as alternativas A & B.
Na alternativa C, a sintaxe está correta, porém, se somarmos os intervalos de B2:B5, conforme dita a fórmula, teremos o valor de 9.600 na célula B7 e não os 2.400 esperados.
Na alternativa D, temos o gabarito da questão, pois ao aplicarmos na célula B7 a fórmula =MÉDIA(B2:B5) somaremos todos os valores desse intervalo e dividiremos por 4 (uma vez que somamos 4 linhas devemos dividir exatamente pelo número de linhas somadas) e assim chegamos ao valor de 2.400 na célula B7.
Gabarito: D
Ao fazer os cálculos, é possível verificar que R$2.400,00 é o resultado da média aritmética dos valores do intervalo B2:B5. Portanto, a única resposta válida é a letra D.
lembrando que na função MEDIA as células com textos e vazias não entram na media. no caso se fosse o intervalo de B3:B6 a célula no B6 esta em branco ou seja não será considerada para calcularmos a média.
As funções "MÁXIMO" e "MÍNIMO" são diferentes das funções "MAIOR" e "MENOR", nestas há a possibilidade de pedir ao programa o k-ézimo maior ou menor número dentro de um intervalo de valores(1º maior, 2º maior, 10º maior/menor termo, por exemplo) , naquelas o programa apenas devolve o maior ou menor número dentro dos padrões dados, o número após o ponto e vírgula é utilizado para comparar com os valores dados anteriormente, e não para definir a posição do termo dentro de um intervalo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo