A higienização do acervo documental consiste na retirada de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q620073 Biblioteconomia
A higienização do acervo documental consiste na retirada de poeira e outros resíduos estranhos aos documentos, por meio de técnicas apropriadas. O pó não modifica apenas a estética dos documentos, mas tem uma ação destrutiva sobre eles. A incidência de poeira no acervo é denominada deterioração:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é a C - química.

A questão aborda a importância da higienização de acervos documentais, enfatizando que a poeira e outros resíduos podem não apenas afetar a estética dos documentos, mas também causar danos mais profundos. A poeira, além de ser um problema aparente, pode levar a processos de deterioração de diferentes naturezas.

Justificativa da Alternativa Correta:

Alternativa C - química: A ação destrutiva a que se refere o enunciado é predominantemente química. A poeira contém partículas que, ao se acumularem, podem reagir com o material dos documentos, levando a processos de oxidação, acidificação e hidrólise. Esses processos químicos podem quebrar fibras de papel e outros materiais, causando um dano significativo ao longo do tempo.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A - mecânica: A deterioração mecânica se refere a danos físicos causados por manuseio inadequado, pressão ou tensão, o que não é o foco do problema descrito, que é relacionado à poeira.

Alternativa B - física: Enquanto a deterioração física pode ser causada por fatores como temperatura e umidade, a questão aponta especificamente para os efeitos da poeira, o que é mais adequadamente classificado como uma interação química.

Alternativa D - biológica: A deterioração biológica envolve a ação de organismos vivos, como fungos, insetos e bactérias, e não é o caso da ação da poeira, que não envolve organismos vivos.

Alternativa E - biofísica: Esse termo não é comum no contexto de preservação de documentos. A questão da poeira está mais relacionada a processos químicos do que a interações biofísicas.

Ao compreender cada tipo de deterioração, podemos adotar melhores práticas na conservação de documentos, garantindo assim a sua longevidade e integridade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gabarito - C

Principais Agentes de Deterioração

AGENTES FÍSICOS: luz, temperatura e umidade relativa.

 

AGENTES QUÍMICOS: poluição ambiental e poeira.

  

AGENTES FÍSICOS MECÂNICOS: guarda inadequada, manuseio incorreto e desastres.

  

AGENTES BIOLÓGICOS: microorganismos (fungos e bactérias), insetos (baratas, traças, brocas, cupins e piolhos), roedores e o Homem.

Conforme Silva & Araújo (2003, p. 65):

São inimigos mais comuns dos materiais bibliográficos:

  • Agentes físicos: temperatura, umidade e luz
  • Agentes químicos: poluição atmosférica, poeira e acidez
  • Agentes biológicos: microorganismos (fungos e bctérias), insetos, ação do homem, desastres, etc.

Gab. C

SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo