Acerca de assuntos atuais que envolvem contextos nacionais e...
Acerca de assuntos atuais que envolvem contextos nacionais e internacionais da política e da economia, julgue o item.
As vítimas em Gaza passam de 30 mil e a maioria
consiste em homens adultos confirmados pelo
Ministério da Saúde palestino, o que o governo de
Netanyahu afirmou serem a grande maioria terroristas
e combatentes do Hamas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - Errado
Para resolver esta questão, é importante ter conhecimentos sobre o conflito entre Israel e Palestina, em particular a situação na Faixa de Gaza, que tem sido marcada por conflitos e violências recorrentes. O item apresentado faz uma afirmação específica relacionada ao número de vítimas em Gaza e à caracterização dessas vítimas feita pelo governo de Israel, na época liderado por Benjamin Netanyahu.
A questão é complexa pois envolve um entendimento do conflito israelo-palestino, a diplomacia internacional e como os fatos são reportados e interpretados por diferentes atores. A afirmação de que a "maioria consiste em homens adultos confirmados pelo Ministério da Saúde palestino" e que "o governo de Netanyahu afirmou serem a grande maioria terroristas e combatentes do Hamas" deve ser analisada criticamente.
É comum que, em situações de guerra ou conflito armado, haja disputas narrativas entre os envolvidos. Enquanto um lado pode alegar que os mortos eram predominantemente combatentes, a outra parte pode argumentar que muitos eram civis. Além disso, há o papel de organizações internacionais e ONGs na verificação e na documentação de tais alegações, que muitas vezes divergem dos números e categorizações fornecidos pelas autoridades locais ou pelos governos envolvidos.
A alternativa é considerada errada porque não há como confirmar de forma objetiva a afirmação de que "a grande maioria" das vítimas eram terroristas e combatentes do Hamas, sem uma análise independente e verificada dos fatos. Ademais, a questão deixa implícito que todos os homens adultos seriam combatentes, o que é uma generalização indevida e desconsidera a possibilidade de civis adultos do sexo masculino serem vítimas sem envolvimento em combates.
Portanto, para responder de maneira correta, é necessário um entendimento crítico das informações e reconhecer a complexidade das narrativas em conflitos armados, bem como a dificuldade em obter dados precisos e imparciais em tais contextos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado. A maioria das vítimas são crianças e mulheres!
https://www.camara.leg.br/noticias/1056658-criancas-e-mulheres-sao-as-maiores-vitimas-da-guerra-na-faixa-de-gaza-ressaltam-debatedores/
Errado
Ministério palestino diz que 70% dos mortos no território durante a guerra são mulheres e crianças
fonte: CNN
Esse é o tipo de questão que uma banca não deveria colocar em uma prova, visto que não existem formas de se verificar a veracidade das informações Palestinas. A região é controlada por um regime autocrático e sem transparência. Os números poderiam ser o que eles quisessem que fosse...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo