A Teoria dos Sistemas é uma decorrência da Teoria Geral de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1994057 Administração Geral
A Teoria dos Sistemas é uma decorrência da Teoria Geral de Sistemas desenvolvida pelo biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy e acabou sendo aproveitada pelas demais ciências, tendo influenciado de modo significativo a administração. ______ é o complexo do todo organizado, um conjunto ou a combinação de coisas ou partes, que compõem um valor unitário.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Letra A - Sistema

Ao abordar o tema da Teoria dos Sistemas, estamos nos referindo a uma perspectiva que vê a organização como um conjunto inter-relacionado de partes que formam um todo. Essa visão é derivada da Teoria Geral de Sistemas, que foi introduzida pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy e que depois foi adotada por várias áreas de conhecimento, incluindo a Administração.

A alternativa correta, Sistema, é a que preenche adequadamente a lacuna no enunciado pois, de acordo com a teoria em questão, um sistema é definido como um conjunto de elementos dinamicamente relacionados ou uma unidade que interage com o ambiente, processando entradas e gerando saídas. Esta definição se encaixa perfeitamente na descrição dada pelo enunciado de "complexo do todo organizado, um conjunto ou a combinação de coisas ou partes, que compõem um valor unitário". Portanto, ao entender que um sistema reflete a ideia de elementos que trabalham em conjunto para um objetivo ou função comum, fica claro o motivo pelo qual a alternativa A - Sistema é a correta.

As outras alternativas não preenchem a lacuna corretamente porque não capturam a essência do conceito de sistema na Teoria Geral de Sistemas. Por exemplo, Organismo geralmente se refere a um ser vivo, Empresa é um tipo de organização com fins lucrativos, Produção se refere a um processo de criar bens ou serviços e Processo é uma série de ações ou passos tomados para alcançar um determinado fim. Embora todos estes conceitos possam estar relacionados a um sistema, eles por si só não definem o conceito abrangente que está sendo solicitado na questão.

Compreender a Teoria dos Sistemas é fundamental para a Administração, pois ela oferece uma lente através da qual os administradores podem analisar e compreender a complexidade e a interdependência das operações dentro de uma organização, bem como entre a organização e seu ambiente externo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A)

Ludwig von Bertalanffy, Daniel Katz e Robert L. Kahn, através de seus estudos, contribuíram de forma significativa para o pensamento administrativo, fundamentado na percepção da organização como um todo organizado ou complexo, um conjunto ou combinação de coisas ou partes. A Teoria da Administração referenciada acima é a:

A) Teoria Geral de Sistemas. (Gabarito)

GAB A

A TEORIA GERAL DOS SISTEMAS (TGS) surgiu com os trabalhos do biólogo austríaco Ludwig Von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968. Segundo a TGS os sistemas vivos, sejam indivíduos ou organizações, são analisados como "sistemas abertos", mantendo um contínuo intercâmbio de matéria/energia/informação com o ambiente.

Segundo essa teoria, a empresa é vista como um sistema organizador e transformador de  inputs  trazidos do ambiente em  outputs  para o mesmo ambiente.  De acordo com o princípio da homeostase, as organizações, como todo sistema aberto, procuram manter uma certa constância no intercâmbio de energia importada e exportada do ambiente, assegurando o seu caráter organizacional e evitando o processo entrópico (desintegração).

CARACTERÍSTICAS DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

  • Sistemas são abertos;
  • Sistemas são conjuntos de parte ou elementos, interdependentes, que forma um todo complexo (visão global, total, holística);
  • Um sistema existe dentro de um meio ambiente que contém outros sistemas e subsistemas;
  • Cada sistema faz parte de um sistema maior (supra sistema);
  • Há um processo de intercâmbio constante com outros sistemas;
  • As funções e a estrutura de um sistema são interdependentes;
  • Cada sistema tem um objetivo;
  • O objetivo define o papel do sistema no intercâmbio com os outros sistemas do ambiente;
  • Ênfase no ambiente;
  • Abordagem da organização como um sistema;
  • Características básicas de administração: abordagem sistêmica, administração de sistemas;
  • Concepção de homem: homem funcional;
  • Comportamento organizacional do indivíduo: desempenho de papeis;
  • Sistema de incentivos: incentivos mistos (materiais + sociais).

...........................................................................................................................................

FONTE: MEUS RESUMOS

OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)    

Gab: A

ABORDAGEM SISTÊMICA - Bertalanffy

Visão de Homem Funcional com ênfase no Ambiente.

O foco deveria estar não mais dentro da própria organização, mas na relação que as partes da organização tinham entre si. Sistemas são abertos; Sistemas são conjuntos de parte ou elementos, interdependentes, que forma um TODO COMPLEXO (VISÃO GLOBAL, HOLÍSTICA, EXPANSIONISTA, INTEGRADA).

* Enquanto a Administração Científica enfatizou o conceito de homo economicus, a teoria sistêmica, dentro da cibernética, criou o conceito de homo digitalis.

* Rompeu com os paradigmas das teorias administrativas anteriores e trouxe uma nova forma de interpretação das organizações. As organizações interagindo continuamente com o ambiente externo indica uma inovação proposta pela Teoria dos Sistemas.

* Com esses três princípios – expansionismo, pensamento sintético e teleologia –, a Teoria Geral de Sistemas (TGS) proporcionou o surgimento da Cibernética e desaguou na Teoria Geral da Administração redimensionando totalmente suas concepções. Foi uma verdadeira revolução no pensamento administrativo. A teoria administrativa passou a pensar sistemicamente.

Conclusão: As organizações estão em constante relacionamento com o ambiente – outras organizações. Mostrou que não existem soluções perfeitas e expandiu as fronteiras da organização. Acaba levando a teoria das contingências - Quando um indivíduo se comporta em um papel dentro das organizações, inter-relacionando-se com os demais indivíduos como um sistema aberto, ele representa um homem funcional.

Um sistema é um conjunto de partes interdependentes que formam um todo complexo, unitário e organizado no sentido de alcançar um objetivo. Na teoria dos sistemas as organizações são como sistemas abertos, elas interagem com o ambiente externo e possuem várias entradas e saídas (para realizar um intercâmbio com o exterior). São sistemas abertos porque estão em constante interação com o ambiente em que estão inseridas.

Teoria dos Sistemas. O _______ é um... Bricandeira né?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo