Chaves estrangeiras são, usualmente, chaves primárias de out...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
USUALMENTE, as chaves estrangeiras são chaves primárias de outras relações. Embora permitido no modelo relacional, RARAMENTE, são usadas chaves candidatas de outras relações como chaves estrangeiras.
Gabarito: CERTO
Isso mesmo. Os atributos da chave estrangeira têm o mesmo domínio dos atributos da chave-primária a qual se relaciona. Podemos dizer então que os atributos da chave estrangeira fazem referência à chave primária.
A chave estrangeira corresponde aos campos, ou campo, de uma tabela, cujos valores cadastrados aparecem necessariamente na chave primária de outra tabela.
Gabarito: CERTO
GABARITO: CERTO
Pessoal, tomem cuidado nesse tópico pois o Cespe costuma ter alguns posicionamentos...
A chave estrangeira de uma tabela deve referenciar a chave primária ou qualquer chave candidata da outra tabela?
Essa é uma daquelas típicas divergências que costumam pegar na hora da prova e infelizmente não temos uma conclusão bem definida, pois as bancas costumam adotar ambos os posicionamentos.
Como a chave primária é uma escolha (mais ou menos arbitrária) dentre as chaves candidatas, basta que a chave estrangeira referencie uma chave CANDIDATA de outra tabela e não necessariamente uma chave primária.
Porém, várias são as questões que dão como correta a afirmação de que a chavecandidata referencia ou deve referenciar a chave PRIMÁRIA da outra tabela.
Vejamos uma questão que afirma a possibilidade de relacionamento com a chave candidata:
(CESPE - 2008 - STF - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação)
Chaves estrangeiras podem ser definidas como sendo um conjunto de atributos pertencentes a um esquema de relação que constituem chaves primárias ou candidatas em outros esquemas independentes.
Gabarito: Certo.
E agora uma que fala apenas de chave primária:
(CESPE - 2015 - TJ-DFT - Analista Judiciário - Analista de Sistemas) Em um banco de dados relacional, a chave estrangeira que existe em uma tabela deve ser chave primária em outra tabela.
Gabarito: Certo.
E para finalizar, uma questão que restringe à chave primária:
(CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Analista Judiciário - Tecnologiada Informação) Uma chave estrangeira é um atributo ou uma combinação de atributos em uma relação, cujos valores são necessários para equivaler somente à chave primária de outra relação.
Gabarito: Errado.
Sugiro os seguintes posicionamentos:
▪ Se a questão afirmar que a chave estrangeira pode referenciar a chave candidata, aceite como CORRETO.
▪ Se a questão afirmar que a chave estrangeira deve referenciar a chave primária ou deve fazer parte da chave primária, aceite como CORRETO.
▪ Se a questão for mais explícita e afirmar que a chave estrangeira referencia somente a chave primária ou indicar que não pode referenciar uma chave candidata, marque ERRADO.
Fonte: Ramon Rocha (Exponencial)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo