O balancete de verificação evidencia
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O Balancete de Verificação é uma Demonstração Contábil (não incluída entre aquelas previstas na legislação societária) utilizada para a conferência da correta aplicação do Método das Partidas Dobradas no registro dos fatos contábeis. Os saldos das contas evidenciadas no balancete serão utilizados na elaboração do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício (Demonstrações Contábeis previstas na legislação societária).
Os saldos de todas as contas (Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas) são relacionados no Balancete de Verificação. O somatório dos saldos devedores deve ser igual ao somatório dos saldos credores, conferindo uma igualdade matemática dos lançamentos (a débito e a crédito) efetuados no período.
O balancete de verificação não é destinado à demonstração de estornos (correção de erros de lançamentos) efetuados no período. Tampouco permite verificar se os itens (contas) estão classificados corretamente, uma vez que, mesmo classificada incorretamente, uma conta pode ter os registros a débito e a crédito efetuados corretamente.
No balancete de verificação não são apresentados todos os registros efetuados em cada conta, mas, tão somente os saldos iniciais e finais de cada conta e a sua movimentação (em valores totais) a débito e a crédito no período. Também não é possível verificar cada um dos lançamentos efetuados em cada conta.
A resposta correta a esta questão é a letra (c).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Essa questão subjetivou um pouquinho em dizer IGUALDADE MATEMÁTICA, mas de fato não deixa de ser, vejam abaixo a definição do balancete;
- O balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário.
- Por este método cada débito deverá corresponder a um crédito de mesmo valor ( IGUALDADE MATEMÁTICA), cabendo ao balancete verificar se a soma dos saldos devedores é igual a soma dos saldos credores.
Ótimos estudos !!!
Independente de serem patrimoniais ou de resultado, retificadoras ou não, as contas são apresentadas em duas colunas, uma devedora e a outra credora. As contas com saldo igual a zero não precisam ser demonstradas.
A finalidade do balancete de verificação é demonstrar a correta aplicação do método das partidas dobradas. Se para cada débito em uma ou mais contas houve crédito de igual valor em uma ou mais contas, então o total devedor deve ser igual ao total credor. Caso isto não ocorra, existirá algum erro no uso do método digráfico.
O balancete de verificação é feito a partir do livro-Razão, do qual são extraídos os saldos para a sua elaboração. O livro Diário não apresenta os saldos das contas. Sua preocupação principal é com o registro das operações em rigorosa ordem cronológica, o que faz deste livro um emaranhado de informações de pouca utilidade para a elaboração de relatórios e demonstrações contábeis.
Erros identificáveis no balancete de verificação – Os erros que podem ser identificados mediante a elaboração do balancete são:
1 - se o registro for feito só a débito, sem o crédito correspondente, ou vice-versa (um débito de 10 sem o crédito correspondente de 10), a diferença entre os totais devedores e credores será equivalente ao valor não debitado ou creditado;
2 - se em vez de debitar uma conta e creditar outra o contabilista debitar ou creditar as duas contas (dois débitos de 10, quando o correto seria debitar 10 e creditar 10), a diferença entre os totais devedores e credores será correspondente ao dobro do valor lançado errado;
3 - se o contabilista registrar a débito ou a crédito um valor e, em contrapartida, lançar duas vezes igual valor a débito ou a crédito (um débito de 10 e dois créditos de 10 cada, quando o correto seria registrar 10 a débito e 10 a crédito), a diferença entre os totais devedores e credores do balancete corresponderá ao valor debitado ou creditado a mais.
Se houver erro na transposição de contas do livro-Razão, quando da elaboração do balancete, os totais devedores e credores não serão iguais.
O balancete de verificação não detecta todos os erros cometidos na escrituração, mas apenas os decorrentes da incorreta aplicação do método das partidas dobradas ou ocorridos na transposição de contas do Razão. Se no lugar de debitar a conta Caixa o contabilista debitar a conta Bancos Conta Movimento, este erro no uso das contas não será identificado pelo balancete de verificação.
Se o lançamento de um fato contábil foi omitido, não há como se descobrir a omissão por intermédio do balancete. Ele também não consegue identificar os lançamentos feitos em duplicidade e as inversões de lançamentos.
Base para a solução: Contabilidade Básica, 9ª edição, Ricardo Ferreira, Editora Ferreira, página 139.
"O balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar (...), composto por todas as contas com seus respectivos saldos, que são extraídos do Livro Razão com a finalidade de verificar se o total de débitos é exatamente igual ao total dos créditos, ou seja, se o método da digrafia (ou partidas dobradas) foi aplicado corretamente."
Fonte: Souza, Sérgio Adriano de. Contabilidade Geral 3D. 1. ed. São Paulo: Método, 2012.
Parabéns pelo comentário Huga Carla, fenomenal...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo