As problemáticas agrárias, agrícolas e urbanas no Brasil con...
As problemáticas agrárias, agrícolas e urbanas no Brasil contemporâneo estão marcadas por diversas disputas e debates. Nesse contexto, surgem práticas espaciais que são diferentes e, ao mesmo tempo, inovadoras. Leia o trecho a seguir.
“[Esse tipo de atividade abarca] um conceito multidimensional que inclui a produção, a transformação e a prestação de serviços, de forma segura, para gerar produtos agrícolas (hortaliças, frutas, plantas medicinais, ornamentais, cultivados ou advindos do agroextrativismo, etc.) e pecuários (animais, de pequeno, médio e grande porte) voltados para o autoconsumo, trocas e doações ou comercialização, (re)aproveitando-se, de forma eficiente e sustentável, os recursos e insumos locais (solo, água, resíduos, mão de obra, saberes, etc.) Essas atividades podem ser praticadas nos [espaços da cidade, ligados às dinâmicas das regiões metropolitanas] [...]. Essas atividades devem se pautar pelo respeito aos saberes e conhecimentos locais, pela promoção da equidade de gênero, através do uso de tecnologias apropriadas e processos participativos promovendo a gestão social e ambiental das cidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população [...] e para a sustentabilidade.”
COSTA, Geraldo Magela; COSTA, Heloísa Soares de Moura; MONTE-MÓR, Roberto de Melo. Teorias e práticas urbanas: condições para a sociedade urbana. Belo Horizonte: C/Arte, 2015, p. 421-422 (Adaptação).
O trecho refere-se às características da agricultura