Diferentemente de boa parte das alterações de pele, a lesão ...
Sobre o assunto, é correto afirmar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
A questão aborda a **lesão por pressão**, uma preocupação significativa nos serviços de saúde devido ao impacto que causa tanto nos pacientes quanto no sistema de saúde. Lesões por pressão podem resultar em prolongamento das internações e aumentar o risco de infecções.
Na alternativa A, afirma-se que a pele seca é um fator de risco importante e independente para o desenvolvimento de úlceras por pressão. A recomendação é o uso de hidratantes na pele seca e ressecada, principalmente após o banho, ao menos uma vez ao dia. Esta afirmação está correta, pois a hidratação contínua ajuda a manter a integridade da barreira cutânea, prevenindo fissuras e danos que poderiam evoluir para lesões mais graves.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa B: A afirmação de que a ocorrência de Lesão por Pressão Estágio 2 é considerada um "never event" está incorreta. "Never events" referem-se a eventos médicos que nunca deveriam acontecer, como erros cirúrgicos grosseiros. Embora as lesões por pressão sejam evitáveis, não se enquadram na definição típica de "never events" em sua totalidade.
Alternativa C: A Escala de Morse é mencionada como a ferramenta mais utilizada para avaliação de risco de desenvolvimento de lesão por pressão. Isso está incorreto, pois a Escala de Morse é, na verdade, usada para avaliar o risco de quedas nos pacientes. Para lesões por pressão, a Escala de Braden ou Norton é mais adequadamente utilizada.
Alternativa D: A afirmação de que edema e maior fluxo sanguíneo cutâneo resultam em lesões isquêmicas está equivocada. Na verdade, o edema pode obstruir a circulação, mas não é o maior fluxo sanguíneo que leva a isquemia. O problema está na compressão prolongada que reduz a perfusão tecidual, resultando em isquemia e lesão.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre o tema!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A escala de Braden é um recurso utilizado nas Unidades de Terapia Intensiva para medir o risco dos pacientes críticos de desenvolverem lesões por pressão. ... “Compete ao enfermeiro identificar, planejar e executar medidas preventivas de acordo com a necessidade de cada paciente”
A Escala de Quedas de Morse (MFS) é uma escala de avaliação do risco de queda, desenhada para adultos e amplamente utilizada no nosso país. A escala deve ser calibrada para cada contexto para que as estratégias de prevenção sejam dirigidas aos doentes que estão em maior risco.
http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000100008
Alternativa correta: A
A) Correta. Complementando....Pele úmida é mais vulnerável, propícia ao desenvolvimento de lesões cutâneas, e tende a se romper mais facilmente. A pele deve ser limpa, sempre que apresentar sujidade e em intervalos regulares. O processo de limpeza deve incluir a utilização cuidadosa de um agente de limpeza suave que minimize a irritação e a secura da pele. Deve-se tomar cuidado para minimizar a exposição cutânea à umidade decorrente de incontinência, transpiração ou exsudato de feridas. Quando essas fontes de umidade não puderem ser controladas, a utilização de fraldas e absorventes é recomendada, com o objetivo de minimizar o contato da pele com a umidade. Agentes tópicos que atuam como barreiras contra a umidade e hidratam a pele também podem ser utilizados. O tratamento da pele ressecada com hidratantes tem se mostrado especialmente efetivo na prevenção de LPP (Lesão Por Pressão)
B) Never Events, é conceituado como aquele evento adverso que nunca deveria ocorrer em uma unidade de saúde, portanto devem ser notificados no NOTIVISA, na qual constam lesões por pressão estágio 3 e 4.
C) A pronta identificação de pacientes em risco para o desenvolvimento de LPP, deverá ser realizada pelo profissional Enfermeiro no ato da admissão, por meio da utilização da Escala de Braden (pacientes adultos) e Braden Q (pacientes pediátricos), o que permite a adoção imediata de medidas preventivas.
D) Edema e menor fluxo sanguíneo cutâneo geralmente acompanham os déficits nutricionais e hídricos, resultando em lesões isquêmicas que contribuem para as lesões na pele. Pacientes malnutridos podem apresentar uma probabilidade duas vezes maior de lesões cutâneas.
Fonte: Protocolo PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÃO POR PRESSÃO da EBSERH - 2018
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo