Todas as farmácias devem garantir a qualidade físico- químic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2787331 Farmácia

Todas as farmácias devem garantir a qualidade físico- química e microbiológica da sua água potável, segundo a RDC 67, de 08/10/2007. Deve ser garantida a obtenção de água purificada para uso nas preparações farmacêuticas mediante pré-tratamentos e tratamentos posteriores de purificação visando melhorar a qualidade da água potável. Dependendo das necessidades, o farmacêutico deverá escolher o método a ser utilizado. Assinale a única alternativa onde constem, respectivamente, etapas de pré-tratamento e tratamento passíveis de serem utilizadas em combinação para purificar a água potável a ser usada nas preparações farmacêuticas.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Tema Central da Questão: Esta questão aborda a qualidade da água utilizada em preparações farmacêuticas, conforme regulamentado pela RDC 67/2007. O foco está na seleção de métodos de pré-tratamento e tratamento para purificar a água potável, essencial para garantir a segurança e eficácia dos produtos farmacêuticos. Para responder corretamente, é necessário entender os processos comuns de purificação de água.

Alternativa Correta: D - Filtração e osmose reversa.

A justificativa para esta escolha está no fato de que filtração é uma etapa de pré-tratamento, onde partículas maiores e sedimentos são removidos da água. Em seguida, a osmose reversa é aplicada como um tratamento mais avançado para remover impurezas químicas e microbiológicas, garantindo uma água de alta pureza necessária para as preparações farmacêuticas.

Por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Destilação e troca iônica: A destilação é em si um método de purificação e não de pré-tratamento, e a troca iônica geralmente é usada para remover íons específicos, devendo ser precedida por uma etapa de pré-tratamento como filtração.

B - Troca iônica e destilação: Aqui, a ordem dos processos está incoerente, pois a troca iônica não atua como pré-tratamento eficaz sem uma filtragem inicial para remover partículas maiores.

C - Filtração e abrandamento: Embora a filtração seja uma etapa adequada de pré-tratamento, o abrandamento é um processo voltado para a remoção de dureza da água (íons cálcio e magnésio), que não atende completamente às necessidades de purificação microbiológica e química exigidas.

Conclusão: Para garantir a qualidade da água em preparações farmacêuticas, é essencial combinar métodos de pré-tratamento e tratamento que se complementem, como é o caso da filtração seguida por osmose reversa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo