Considere, por hipótese, os requisitos abaixo, levantados du...
Considere, por hipótese, os requisitos abaixo, levantados durante a modelagem de dados:
I. A entidade Empregado exerce dois papéis: Gerente e Gerenciado. Cada empregado tem um só gerente e um gerente chefia diversos empregados.
II. Um empregado (entidade Empregado) ocupa somente um cargo (entidade Cargo) que também pode ser ocupado por outros empregados.
III. Um departamento (entidade Departamento) aloca diversos empregados (entidade Empregado). Um empregado só pode ser alocado em um único departamento.
IV. Os atributos identificadores das entidades Empregado, Cargo e Departamento são, respectivamente, Matrícula, Código do Cargo e Código do Departamento.
Em um modelo normalizado, são chaves estrangeiras em I, II e III, respectivamente,
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito Correto: Letra C
Esta questão aborda o tema das Formas Normais no contexto de banco de dados relacionais, exigindo o entendimento de como as chaves estrangeiras são utilizadas para expressar relacionamentos entre entidades. Para resolvê-la, é essencial conhecer:
- A definição de chave estrangeira (uma chave em uma tabela que é a chave primária em outra tabela);
- Como as chaves estrangeiras representam os relacionamentos entre as tabelas;
- Os conceitos de cardinalidade e direção dos relacionamentos (um-para-muitos, muitos-para-um, um-para-um);
- Os atributos identificadores únicos das entidades envolvidas.
A alternativa C - Matrícula (do gerente), Código do Cargo e Código do Departamento está correta porque:
- No item I, cada empregado tem um só gerente, mas um gerente pode chefiar diversos empregados, formando um relacionamento um-para-muitos. Portanto, a Matrícula do gerente deve ser a chave estrangeira na entidade Gerenciado para se referir à entidade Gerente.
- No item II, um empregado ocupa um único cargo, mas um cargo pode ser ocupado por vários empregados, o que sugere um relacionamento muitos-para-um. Assim, o Código do Cargo deve ser a chave estrangeira na entidade Empregado para referenciar a entidade Cargo.
- No item III, um departamento aloca diversos empregados, porém um empregado só pode ser alocado em um único departamento, mostrando outro relacionamento muitos-para-um. Logo, o Código do Departamento deve ser a chave estrangeira na entidade Empregado para indicar a entidade Departamento a qual o empregado está alocado.
As chaves estrangeiras são usadas para vincular registros de uma tabela a registros de outra, garantindo a integridade referencial dos dados. A resposta correta reflete essas relações conforme estabelecido pelos requisitos do enunciado, respeitando a normalização do modelo de dados.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De forma sucinta, a chave estrangeira é uma referência, em uma tabela, a uma chave primária de outra tabela. Para facilitar a compreensão, tomemos como exemplo duas tabelas: Pessoa e Carro. Para montarmos um relacionamento entre elas, poderíamos ter, na tabela Carro, o campo ID_Pessoa fazendo referência à chave primária da tabela Pessoa.
Diferentemente da chave primária, a chave estrangeira:
* Pode ser nula (NOT NULL);
* É um campo em uma tabela que faz referência a um campo que é chave primária em outra tabela;
* É possível ter mais de uma (ou nenhuma) em uma tabela.
Para resolver esta questão é preciso entender de cardinalidades e para qual entidade deve seguir a FK(chave estrangeira).
I - GERENTE(1)----< gerencia >------(N)GERENCIADO
Cada empregado tem um só gerente e um gerente chefia diversos empregados.
MACETE onde está o (N) fica a chave estrangeira que no caso é a chave do gerente
Obs* N significa vários
II EMPREGADO(N)--------(1)CARGO
Um empregado (entidade Empregado) ocupa somente um cargo (entidade Cargo) que também pode ser ocupado por outros empregados
USANDO O MACETE onde está o (N) fica a chave estrangeira que no caso é a chave do CARGO
III DEPARTAMENTO(1)---------------------(N)EMPREGADO
Um departamento (entidade Departamento) aloca diversos empregados (entidade Empregado). Um empregado só pode ser alocado em um único departamento.
USANDO O MACETE onde está o (N) fica a chave estrangeira que no caso é a chave do DEPARTAMENTO
No caso da assertiva I, trata-se de um relacionamento recursivo ou auto-relacionamento. Nesse caso, onde 1 empregado gerente possui vários empregados subordinados (1:N), a entidade EMPREGADO deve possuir sua própria chave primária (ex.: EMPREGADO_PK) e a chave estrangeira do empregado gerente (que também é um EMPREGADO).
Qualquer dúvida, um link que achei legal:
https://sites.google.com/site/uniplibancodedados1/aulas/aula-7---tipos-de-relacionamento
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo