O processo da composição dos sinais que envolve aspectos fo...
Gabarito comentado
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Alternativa Correta: C - A regra do contato, a regra da sequência única, e a regra da antecipação da mão não dominante
Para compreender a questão abordada, é essencial entender os aspectos fonológicos envolvidos na composição dos sinais em Libras. Quando dois sinais se combinam para formar um sinal composto, ocorre frequentemente uma transformação fonológica, que pode ser explicada por várias regras que modificam um ou mais parâmetros dos sinais.
Vamos analisar a alternativa correta:
Alternativa C: Esta alternativa está correta pois menciona a regra do contato, a regra da sequência única, e a regra da antecipação da mão não dominante. Essas regras estão de acordo com o estudo de processos fonológicos em que as características dos sinais se alteram para formar compostos. A regra do contato é importante porque se refere à maneira como os sinais podem se tocar ou se aproximar, a sequência única envolve a simplificação de movimentos, e a antecipação da mão não dominante considera o papel desta mão no sinal composto.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: Esta opção menciona a configuração de mão e a antecipação da mão não dominante, que são relevantes, mas a sequência única não se aplica adequadamente no contexto das mudanças fonológicas discutidas pelos sinais compostos.
Alternativa B: Apesar de mencionar a regra do ponto de articulação e a mão dominante, ela não abrange adequadamente as transformações fonológicas discutidas na composição de sinais, além de incluir pares mínimos, que não são o foco no contexto de sinais compostos.
Alternativa D: Esta opção fala sobre pares mínimos e o uso do espaço, que são conceitos linguísticos importantes, mas não se alinham diretamente com as regras de transformação fonológica em sinais compostos discutidas na questão.
Ao entender esses conceitos, você pode perceber como as regras fonológicas afetam a estrutura dos sinais compostos em Libras, tornando o aprendizado desta língua mais rico e profundo.
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