Periodicamente, o Banco Central do Brasil determina, nas re...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q566941 Conhecimentos Bancários
Periodicamente, o Banco Central do Brasil determina, nas reuniões de seu Comitê de Política Monetária (Copom), o(a)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Copom, órgão do Banco Central tem como missão o controle da inflação. Por isso é necessário conhecer como se dá o combate à inflação no Brasil que, em regra, se dá com a limitação ao crédito de modo a diminuir o consumo. A forma de se encarecer o crédito é aumentando as taxas de juros praticadas pelos bancos. Para isso, o Bacen aumenta a taxa Selic. A taxa Selic é exatamente a taxa que remunera as negociações com os títulos públicos federais. Assim, temos que a resposta E é a que procuramos.

GABARITO: LETRA E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra E: correta. O Copom trata de definir taxa básica de juros, e é um órgão de definição da política monetária. Na política monetária, uma das características são as transações realizadas em curtíssimo período de tempo, ex: de um dia (intraday).

O Comitê de Política Monetária (Copom) foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros.

Copom determina a tx de juros que e referencia para com os títulos públicos


gab E

o que me pegou, foi essa história de operações de um dia. 

Quais são os objetivos do Copom? No regime de metas para a inflação, implementado no Brasil em 1999, o principal objetivo do Copom é o de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a meta para a taxa básica de juros no Brasil. A partir dessa definição, cabe ao BCB, por meio de operações de mercado aberto, buscar manter a Taxa Selic diária próxima a essa meta. A meta de inflação de cada ano, por sua vez, é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) com dois anos de antecedência, sempre no mês de junho. Se, em determinado ano, a inflação ultrapassar a meta estabelecida pelo CMN, o Presidente do BCB deve encaminhar carta aberta ao Ministro da Fazenda explicando as razões do não cumprimento da meta, bem como as medidas necessárias para trazer a inflação de volta à trajetória predefinida e o tempo esperado para que essas medidas surtam efeito. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo