O crescente movimento em defesa dos direitos das crianças e ...
Considerando a Lei nº 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, assinale a afirmativa INCORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão solicita conhecimento da Lei nº 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
A) CORRETA. De acordo com o “Art. 136º”, inciso V, da Lei nº 8.069/1990, a alternativa constitui uma atribuição do Conselho Tutelar.
B) CORRETA. De acordo com o “Art. 11º”, parágrafo § 1º, da Lei nº 8.069/1990, é assegurado acesso integral às linhas de cuidado voltadas à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, observado o princípio da equidade no acesso a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. Assim, temos no parágrafo § 1º, que a criança e o adolescente com deficiência serão atendidos, sem discriminação ou segregação, em suas necessidades gerais de saúde e específicas de habilitação e reabilitação.
C) CORRETA. De acordo com o “Art. 7º”, da Lei nº 8.069/1990, que a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
D) CORRETA. De acordo com o “Art. 5º”, da Lei nº 8.069/1990, que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
E) INCORRETA. De acordo com o “Art. 185º”, da Lei nº 8.069/1990, a internação, decretada ou mantida pela autoridade judiciária, não poderá ser cumprida em estabelecimento prisional. De acordo com Souza (2020, p. 64), “o Serviço de Assistência a Menores (SAM) foi criado em 1941 para sistematizar, fiscalizar, regulamentar as verbas orçamentárias destinadas à Assistência Social e para ser um orientador técnico e pedagógico das instituições oficiais e privados de atendimento ao menor desvalido e delinquente. Era um órgão burocrático e técnico que atendia às reivindicações da sociedade e à política de controle social instituída no país”.
Gabarito da professora: E
Referência Bibliográfica
SOUZA, Fabíola Amaral Tomé de. A Institucionalização do Atendimento aos Menores – O SAM. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS. vol. 12, nº 24, julho-dezembro de 2020.Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente; Encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência; Providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art.
https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/11/19042010102903.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo