“Utilizar palavras e expressões simples; usar frases curtas;...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1168830 Redação Oficial
“Utilizar palavras e expressões simples; usar frases curtas; buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto; não utilizar regionalismos e neologismos; pontuar adequadamente o texto. ” Todas estas são ações a se aplicar para que seja respeitado ao atributo da redação oficial denominado:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta questão exige do candidato conhecimento sobre os atributos da redação oficial. O Manual da Presidência lista sete as características fundamentais que um texto precisa ter. São elas: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma culta padrão da língua portuguesa. Dentre essas, cinco foram contempladas nesta questão.

a) A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Para a obtenção da clareza, o manual sugere utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum; usar frases curtas, bem estruturadas; buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto; não utilizar regionalismos e neologismos; pontuar adequadamente o texto; explicitar o significado da sigla na primeira referência a ela; e utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis. Sendo assim, conseguimos verificar que este é o atributo a que corresponde as ações apresentadas no enunciado e, portanto, a alternativa correta.
b) Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. Assim, o manual orienta que se perceba certa hierarquia de ideias que existe em todo texto de alguma complexidade: as fundamentais e as secundárias. Essas últimas podem esclarecer o sentido daquelas, detalhá-las, exemplificá-las; mas existem também ideias secundárias que não acrescentam informação alguma ao texto, nem têm maior relação com as fundamentais, podendo, por isso, ser dispensadas, o que também proporcionará mais objetividade ao texto. Nesse sentido, as ações mencionadas no enunciado não correspondem a este atributo e, portanto, esta alternativa está incorreta.
c) A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Ou seja, trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Dessa forma, as ações mencionadas no enunciado não correspondem a este atributo e, portanto, a alternativa está incorreta. 
d) Percebe-se que o texto tem coesão e coerência quando se lê um texto e se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros. Para estabelecer a coesão e a coerência é preciso usar alguns mecanismos: referência, substituição, elipse e uso de conjunção. Assim, verificamos que as ações mencionadas no enunciado não correspondem a este atributo e, portanto, esta alternativa está incorreta.
e) O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre: a) da ausência de impressões individuais de quem comunica; b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação; c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado. Desse modo, as ações mencionadas no enunciado não correspondem a este atributo e, portanto, a alternativa está incorreta.


Gabarito: Letra A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: A

CLAREZA> usar frases curtas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas. Em certas ocasiões, para evitar ambiguidade, sugere-se a adoção da ordem inversa da oração.

GABARITO: LETRA A

Atributos da redação oficial

 clareza e precisão;

 objetividade;

 concisão;

 coesão e coerência;

 impessoalidade;

 formalidade e padronização; e

 uso da norma padrão da língua portuguesa. 

A redação oficial deve caracterizar-se por:

CLAREZA

A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência é requisito do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos. O princípio constitucional da publicidade não se esgota na mera publicação do texto, estendendo-se, ainda, à necessidade de que o texto seja claro.

Para a obtenção de clareza, sugere-se:

a) utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área;

b) usar frases curtas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas. Em certas ocasiões, para evitar ambiguidade, sugere-se a adoção da ordem inversa da oração;

c) buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto;

d) não utilizar regionalismos e neologismos;

e) pontuar adequadamente o texto;

f) explicitar o significado da sigla na primeira referência a ela; e

g) utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis, em razão de serem designações ou expressões de uso já consagrado ou de não terem exata tradução. Nesse caso, grafe-as em itálico, conforme orientações do subitem 10.2 deste Manual.

MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

Quando a questão diz: "Utilizar palavras e expressões simples..." ja fica claro a resposta. LETRA A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo