Com base na legislação societária e nos pronunciamentos técn...
Com base na legislação societária e nos pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue o próximo item, que versam sobre as demonstrações contábeis.
Na demonstração do resultado abrangente, os resultados
abrangentes sujeitos a reclassificação subsequente para o
resultado do período quando atendidas determinadas
condições específicas e os resultados abrangentes que não
deverão ser subsequentemente reclassificados para o
resultado do período devem ser apresentados em
grupamentos distintos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CPC 26
82A. Outros resultados abrangentes devem apresentar rubricas para valores de: (a) outros resultados abrangentes (excluindo valores previstos na alínea (b)), classificados por natureza e agrupados naquelas que, de acordo com outros pronunciamentos:
(i) não serão reclassificados subsequentemente para o resultado do período; e
(ii) serão reclassificados subsequentemente para o resultado do período, quando condições específicas forem atendidas;
Resumindo: A DRA é composta pelos Resultados abrangentes (Resultado líquido do período-DRE) e os outros Resultados abrangentes (itens propriamente ditos da DRA)
O item está correto.
De acordo com os pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), mais especificamente o CPC 26 (R1) - Apresentação das Demonstrações Contábeis, os componentes do resultado abrangente devem ser apresentados em grupamentos distintos na Demonstração do Resultado Abrangente (DRA). Esses componentes podem ser classificados em dois grupos:
- Itens que serão reclassificados para o resultado do período em períodos futuros, quando determinadas condições forem atendidas.
- Itens que não serão reclassificados para o resultado do período em períodos futuros.
- Resultados abrangentes sujeitos a reclassificação subsequente: São aqueles que, após um evento futuro, podem ser reconhecidos no resultado do período. Um exemplo clássico são os ajustes acumulados de conversão de moedas estrangeiras, variações cambiais e alguns ganhos ou perdas em instrumentos financeiros derivativos. Esses itens, em determinados eventos, podem ser transferidos da DRA para o resultado.
- Resultados abrangentes que não serão reclassificados subsequente: São aqueles que, uma vez reconhecidos como outros resultados abrangentes, permanecerão no patrimônio líquido e não serão reclassificados para o resultado do período. Exemplos incluem ajustes de reavaliação de ativos e ganhos e perdas atuariais de planos de benefícios definidos.
Portanto, a apresentação desses itens em grupamentos distintos, conforme determinado pelo CPC 26, é obrigatória para garantir a transparência e a clareza sobre o impacto de cada um no patrimônio da empresa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo