O comentário escrito com correção e clareza está em:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Erros que encontrei, me corrijam se eu estiver errada!
a) Se uma pessoa manter (mantiver) forte disciplina cotidiana, ao longo de um período de vários anos, é possível que se altere o ritmo do relógio interno.
b) Cada um dos indivíduos possuem (possui) um determinado cronótipo que, dificilmente vai de encontro (vai ao encontro) aos horários estabelecidos pela vida social.
c) Já se observou que doenças cardiovasculares estão relacionadas com a falta de sincronismo entre o relógio interno e o horário programado de modo artificial para o despertar. (GABARITO)
d) Os vencedores do Nobel de Medicina de 2017, descobriram mecanismos moleculares que participam do ritmo circadiano, determinando as células que realizem suas funções em ciclos de 24 horas.
e) Apenas durante a madrugada atingem-se (atinge-se) nos notívagos a menor temperatura corpórea, retardando, assim, a liberação de hormônios envolvidos com o despertar.
Grande abraço!
Ana Cristina, sua correção da letra d está incorreta, pois não se separa o sujeito (os vencedores do nobel de medicina) do verbo (descobriram) com vírgula. Acredito que o erro esteja no "realizem", que deveria ser "realizam", mas também não tenho certeza.
Bons estudos.
O comentário escrito com correção e clareza está em:
a)Se uma pessoa manter forte disciplina cotidiana, ao longo de um período de vários anos, é possível que se altere o ritmo do relógio interno.
R: O verbo MANTER é derivado do verbo TER, logo, sua conjugação no futuro do subjuntivo é TIVE. ( Se uma pessoa TIVER -e não, TER-)
-Faltou uma vírgula no adjunto adverbial intercalado de grande extensão.
b)Cada um dos indivíduos possuem um determinado cronótipo que, dificilmente vai de encontro aos horários estabelecidos pela vida social.
R: Quando, no sujeito, apresentar a expressão Cada um (de, dos, das...) ficará, impreterivelmente, no singular.
-Partcularmente não vi erro em VAI DE ENCONTRO está com sentido de oposição. (Os indivíduos possuem um determinado cronótipo que dificilmente se oporão aos horários)
c)Já se observou que doenças cardiovasculares estão relacionadas com a falta de sincronismo entre o relógio interno e o horário programado de modo artificial para o despertar.
R: Gabarito.
d)Os vencedores do Nobel de Medicina de 2017, descobriram mecanismos moleculares que participam do ritmo circadiano, determinando as células que realizem suas funções em ciclos de 24 horas.
R: Há uma vírgula entre o sujeito e o seu verbo.
e)Apenas durante a madrugada atingem-se nos notívagos a menor temperatura corpórea, retardando, assim, a liberação de hormônios envolvidos com o despertar.
R: Neste caso, o verbo ATINGIR é transitivo direto e o SE está funcioando como PARTÍCULA APASSIVADORA devendo assim concordar com o sujeito paciente que está no singular.
Lara Lisboa, mas observe que a Ana Cristina colocou a vírgula em vermelho, ou seja, indica que está errada a maneira como a questao colocou, e deve ser suprimida.
Bons estudos!
Quanto ao gabarito, o sujeito do verbo observar é oracional. O que se observa? Se observa "que doenças..." O sujeito oracional está na forma de uma oração subordinada substantiva subjetiva. Quando for uma OSSS, ela exercerá a função sintática do verbo da oração principal. Quando for sujeito oracional, o verbo da oração principal vai para a 3PS. Logo, o verbo ficará no singular = já se observou.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo