As normas de concordância foram plenamente respeitadas na se...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Erros que encontrei, me corrijam se estiver errado.
a) Couberam (Coube) às pesquisas realizadas na década de 1970 indagar se haveria um gene responsável por controlar o ritmo circadiano. [Coube...indagar]
b) Esclareceu-se (Esclareceram-se), em descobertas recentes, os mecanismos biológicos que fazem com que o corpo se adapte às diferentes fases do dia, geradas pelas rotações da Terra. [Os mecanismos foram esclarecidos]
c) Já se aceita (aceitam) , por meio do estudo do ritmo circadiano, aprofundado por diversas pesquisas científicas, noções como a de que o estado de maior alerta para a maioria das pessoas está entre 6h e 12h. [noções são aceitas]
d) Pesquisas já demonstraram que o surgimento de diversas doenças, como a depressão, pode estar atrelado a disfunções no sistema que regula o relógio biológico. GABARITO [o surgimento pode estar atrelado]
e) Na década de 1980, os vencedores do prêmio Nobel de 2017 identificaram um gene e uma proteína produzida por ele, à qual (a qual) chamou de "PER", cujos níveis oscilavam nas 24 horas do dia.
Grande abraço!
a)Couberam às pesquisas, realizadas na década de 1970, indagar se haveria um gene responsável por controlar o ritmo circadiano.
R: Sujeito Oracional.
Faltaram vírgulas no adjunto adverbial de tempo.
b)Esclareceu-se, em descobertas recentes, os mecanismos biológicos que fazem com que o corpo se adapte às diferentes fases do dia, geradas pelas rotações da Terra.
R: Esse -se- é partícula apassivadora do verbo esclarecer que é transitivo direto, então, o objeto direto vai virar sujeito paciente. (Esclareceram-se os mecanismos)
c)Já se aceita, por meio do estudo do ritmo circadiano, aprofundado por diversas pesquisas científicas, noções como a de que o estado de maior alerta para a maioria das pessoas está entre 6h e 12h.
R: Mesmo motivo do item anterior...
d)Pesquisas já demonstraram que o surgimento de diversas doenças, como a depressão, pode estar atrelado a disfunções no sistema que regula o relógio biológico.
R: Gabarito.
e)Na década de 1980, os vencedores do prêmio Nobel de 2017 identificaram um gene e uma proteína produzida por ele, à qual chamou de "PER", cujos níveis oscilavam nas 24 horas do dia.
R:Há erro de sentido e concordância... Em produzida por ele... ele quem? Por ELES (os vencedores do prêmio nobel) ... Ou produzida por ELA (a proteina)?
-A forma correta é CHAMARAM-NA, pois refe-se a proteina...
-Oscilar está empregado como verbo intansitivo, não há esse nas...
Com todo respeito aos comentários dos amigos, entendo que o erro da letra E não está no sentido das palavras empregadas, nem no emprego do verbo "oscilar", nem no emprego do sinal indicativo de crase, mas simplesmente no fato de que o verbo CHAMAR deveria estar no plural, pois deveria concordar com o núcleo do seu sujeito, a palavra VENCEDORES.
a) Couberam(COUBE) às pesquisas realizadas na década de 1970 indagar se haveria um gene responsável por controlar o ritmo circadiano. (SUJEITO ORACIONAL)
b) Esclareceu-se(ESCLARECERAM-SE), em descobertas recentes, os mecanismos biológicos que fazem com que o corpo se adapte às diferentes fases do dia, geradas pelas rotações da Terra.(SUJEITO)
c) Já se aceita(ACEITAM), por meio do estudo do ritmo circadiano, aprofundado por diversas pesquisas científicas, noções como a de que o estado de maior alerta para a maioria das pessoas está entre 6h e 12h.(SUJEITO)
d) Pesquisas(SUJEITO) já demonstraram(DEMONSTRARAM O QUE? ISSO O.S.S.O.D.) que o surgimento de diversas doenças, como a depressão, pode estar atrelado a disfunções no sistema que regula o relógio biológico. (A PREFERÊNCIA SE DÁ PELO TERMO MAIS PRÓXIMO, O QUE REGULA O RELÓGIO BIOLÓGICO, O SISTEMA OU A DISFUNÇÕES? O SISTEMA
e) Na década de 1980, os vencedores do prêmio Nobel de 2017 identificaram um gene e uma proteína produzida(PRODUZIDAS) por ele, à qual chamou de "PER", cujos níveis oscilavam nas 24 horas do dia.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo