No modelo com plena mobilidade de capitais e câmbio flutuan...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
cambio flutuante: politica monetaria eficaz na condução do produto e renda
cambio fixo: politica fiscal eficaz na condução do produto e renda.
QUESTÃO ERRADA.
Em uma economia com mobilidade perfeita de capitais e câmbio flutuante, supondo-se que a economia esteja em equilíbrio a uma nível de renda inferior ao do pleno-emprego (YE< YPE), e que as Autoridades Monetárias comprem títulos da divida publica em poder do publico com o objetivo de aumentar a oferta monetária (política monetária expansionista) e o nível de renda real.
Em um primeiro momento, a tendência é que, por força do aumento da oferta monetária, a economia se desloque para a posição de equilíbrio, com uma taxa de juros interna menor e um nível de renda real mais alto. Em uma economia fechada, o processo de ajuste se encerraria aí. Numa economia aberta o nível de taxas de juros internas não pode permanecer inferior ao da mundial, porque haverá saídas liquidas de capital do país procurando a maior atratividade das taxas externas.
- As saídas liquidas de capital aumentarão a procura pela divisa estrangeira e, na ausência de intervenção das Autoridades Monetárias (o regime cambial é de taxas flutuantes), ocorrerá uma desvalorização da moeda nacional. Opera na economia a condição de Marshall-Lerner, de forma que a desvalorização cambial provocará uma melhoria no saldo da Balança Comercial [Δ (X - M) >0]. Isto por sua vez, deslocará a curva IS para a direita, pois a DA aumenta.
- Pode-se concluir que a politica monetária é eficiente para se atingir o objetivo de elevar a renda real da economia aberta.
Em uma economia com mobilidade perfeita de capitais e câmbio fixo, embora as saídas liquidas de capital aumentem a procura dor divisas estrangeiras, isto não provocara a desvalorização da moeda nacional, porque o BACEN intervirá no mercado de câmbio para garantir a taxa fixa(vendendo divisas para evitar o aumento da taxa de câmbio). Nesse processo o BACEN perderá reservas internacionais, umas vez que lançará mão delas para complementar a oferta de divisas.
- A perda de divisas, trocadas por moeda nacional, provocará um enxugamento da liquidez que produz efeitos opostos ao da prévia compra de títulos públicos no mercado aberto, de tal forma que ambos os efeitos se anulam e LM volta à sua posição original.
Conclusões:
a. A política monetária, em uma economia aberta com perfeita mobilidade de capitais e taxas fixas de câmbio, é importante para alterar o nível de renda real.
b. Numa economia com essa características, se o BACEN assume o compromisso de manter a taxa de câmbio fixa, ipso facto, ele perde o controle da oferta monetária, ou seja, quaisquer alterações que pretenda fazer nesta variável serão contrabalançadas por movimentos opostos no nível de reservas internacionais, de forma que LM endogenamente retorne à posição original. Ou seja, nao haverá efeitos para o aumentos da renda.
Livro: Introdução a Economia (Paulo Viceconti e Silverio das Neves)
Gabarito ERRADO
economia aberta + perfeita mobilidade de capitais + câmbio flexível = política MONETÁRIA eficaz
economia aberta + perfeita mobilidade de capitais + câmbio fixo = política FISCAL eficaz
Câmbio FLUTUANTE Renda (Y) Balança de bens e serviços (X – M) Variação das reservas internacionais (∆RI)
Política fiscal expansiva Não altera Diminui Não altera
Política monetária expansiva Aumenta Aumenta Não altera
Câmbio FIXO Renda (Y) Balança de bens e serviços (X – M) Variação das reservas internacionais (∆RI)
Política fiscal expansiva Aumenta Não altera Aumenta
Política monetária expansiva Não altera Não altera Diminui
Fonte: Renato
http://www.economia.ufpr.br/Professores/54/Lista_II_Solu%C3%A7%C3%A3o.pdf
Bons estudos ! Persistam sempre !
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo