O diagnóstico diferencial entre as formas mais leves de fluo...
O diagnóstico diferencial entre as formas mais leves de fluorose dentária e opacidade de esmalte não fluoróticas merece especial atenção. Fejerskov et al. propõem a utilização de alguns critérios que podem facilitar esse processo, quais sejam:
I. Os dentes afetados na fluorose dentária são sempre em dentes homólogos. Os dentes cuja erupção ocorre primeiro (incisivos/primeiros molares) são menos afetados. Os pré-molares e segundos molares (e terceiros molares) são os mais gravemente afetados.
II. Em relação à cor, podemos afirmar que as opacidades de esmalte apresentam linhas brancas opacas ou nuvens. Coberturas de neve nas margens das cúspides/incisais são frequentemente encontradas.
III. Na fluorose dentária, geralmente, todas as superfícies do esmalte são afetadas perto das pontas das cúspides e bordas incisais.
IV. Sobre o formato da lesão, podemos afirmar que as opacidades do esmalte assemelham-se à sombra de uma linha traçada com lápis, a qual segue as linhas incrementais do esmalte. No grau leve, as linhas se fundem e têm aparência nebulosa.
Quais estão corretas?