Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068545 Português
Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E.

Vamos analisar por que essa alternativa está correta e as demais não.

Alternativa E: "Anteriormente, a cerimônia estava prevista para ocorrer no teatro Pedro Calmon, que fica no Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano de Brasília."

Essa frase está corretamente pontuada. A vírgula após "Anteriormente" é usada para separar o advérbio que introduz a frase. A vírgula após "Calmon" isola a oração adjetiva explicativa "que fica no Quartel General do Exército". Finalmente, a vírgula após "Exército" separa a explicação adicional "no Setor Militar Urbano de Brasília". A pontuação ajuda a clarear a estrutura da frase e a tornar a leitura mais fluida.

Agora, vejamos as alternativas incorretas:

Alternativa A: "O presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), disse ter “tempo exíguo” para tratar do tema no Congresso, e defendeu o uso das emendas de relator."

Há dois problemas de pontuação nessa frase. Primeiro, a vírgula após "Arthur Lira (PP-AL)" está correta, mas a vírgula antes de "e defendeu" não é necessária. Quando se usa a conjunção "e" para unir orações coordenadas com sujeitos diferentes ou orações que demandam uma pausa clara, a vírgula pode ser usada. No entanto, aqui a vírgula é desnecessária e gera um erro de pontuação.

Alternativa B: "São Nicolau faleceu no ano de 324, e após a sua morte a cada ano há o costume de deixar doces e guloseimas em botas para alegrar as crianças."

O erro está na vírgula antes do "e". Não é necessário usar vírgula antes de "e" quando ele está ligando orações coordenadas que compartilham o mesmo sujeito. A frase correta seria: "São Nicolau faleceu no ano de 324 e, após a sua morte, a cada ano há o costume de deixar doces e guloseimas em botas para alegrar as crianças."

Alternativa C: "Data venia caro amigo, concordo com muito do que está colocado, mas se o deputado do teu partido está falando mal já começo a duvidar de tudo."

Faltam vírgulas para isolar o vocativo "caro amigo", e também seria necessário uma vírgula após "mas". A frase correta seria: "Data venia, caro amigo, concordo com muito do que está colocado, mas, se o deputado do teu partido está falando mal, já começo a duvidar de tudo."

Alternativa D: "César, bissexual convicto punha um manto vermelho, montava seu cavalo branco e assim paramentado ia para a frente da batalha, pedindo aos soldados veteranos que ferissem os jovens soldados."

A frase tem um erro na ausência de vírgulas para isolar o aposto "bissexual convicto". O correto seria: "César, bissexual convicto, punha um manto vermelho, montava seu cavalo branco e, assim paramentado, ia para a frente da batalha, pedindo aos soldados veteranos que ferissem os jovens soldados."

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito E

Diante de adjunto adverbial curto, de até 3 palavras, o uso da vírgula é facultativo. É o caso de "anteriormente".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo