Em referência ao projeto ético-político profissional do Serv...
I. O projeto ético-político da profissão se articula ao projeto societário hegemônico da sociedade contemporânea. II. A liberdade, a dignidade, o respeito, a defesa dos direitos humanos balizam o projeto ético-político profissional. III. O projeto ético-político profissional está apoiado no Código de Ética e na Lei de Regulamentação da Profissão.
Está correto o que se afirma em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
VIII. Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero; (Código de Ética - Princípios Fundamentais)
O erro na assertiva I está em afirmar que "o projeto ético-político da profissão se articula ao projeto societário hegemônico da sociedade contemporânea", quando, na verdade, o PEP se articula com os projetos profissionais, os quais:
"apresentam a autoimagem da profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente e priorizam seus objetivos e funcções", (Netto, 1999, p. 95).
Ademais, "[...] o projeto profissional é, também, projeto político: ou projeto político- profissional. Nosso projeto filia-se a um ou outro projeto de sociedade não se confundindo com ele".
TEIXEIRA, Joaquina Barata. BRAZ, Marcelo. O projeto ético-político do Serviço Social. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília-DF. CFESS/ABEPSS, 2009.
Gabarito: B.
Gabarito B
Quando se leva em conta a relação dos projetos profissionais com os projetos societários, embora seja frequente a sintonia entre o projeto societário hegemônico e o projeto hegemônico de um determinado corpo profissional, podem ocorrer – e ocorrem – situações de conflito e mesmo de contradição entre eles. É possível que, em conjunturas precisas, o projeto societário hegemônico seja contestado por projetos profissionais que conquistem hegemonia em seus respectivos corpos (esta possibilidade é tanto maior quando tais corpos se tornam sensíveis aos interesses das classes trabalhadoras e subalternas e quanto mais estas classes se afirmem social e politicamente). Tais situações agudizam, no interior desses corpos profissionais, as diferenças e divergências entre os diversos segmentos profissionais que os compõem.
Há que se observar que esta colisão, este enfrentamento de projetos profissionais com o projeto societário hegemônico tem limites numa sociedade capitalista.
A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social - José Paulo Netto
III. Não foi citado as Novas Diretrizes Curriculares
III. Não foi citado as Novas Diretrizes Curriculares
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo