Considerando esse caso hipotético e as características...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: FHGV Prova: Quadrix - 2019 - FHGV - Médico Neurocirurgião |
Q1069642 Medicina
Texto para a questão.

    Um paciente de 32 anos de idade deu entrada no pronto‐socorro com quadro de tosse e dor torácica de padrão pleural há cerca de um mês. Seu acompanhante refere que, há cinco dias, ele evoluiu com febre associada à cefaleia e, hoje, iniciou sonolência, afasia e hemiplegia à direita. O plantonista solicitou exames laboratoriais gerais, bem como tomografia computadorizada de crânio sem e com contraste. Após o resultado do exame de imagem mostrado a seguir, solicitou avaliação da neurocirurgia.



Mário G. Siqueira. Tratado de neurocirurgia. 1.ª ed. 2016.
Considerando esse caso hipotético e as características radiológicas do principal diagnóstico em questão, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa B está incorreta. A tomografia computadorizada do crânio mostra uma lesão com realce anelar, sugerindo um abscesso cerebral, que é uma coleção de pus no cérebro causada por uma infecção. O estágio de "cerebrite tardia" citado na alternativa B não é correto ao se basear nas características da tomografia. Na realidade, a cerebrite é uma inflamação do cérebro que precede a formação do abscesso. Durante a fase de cerebrite, não se vê na tomografia uma imagem de realce anelar, mas sim um edema cerebral difuso. A formação de uma cápsula com realce anelar na tomografia é característica do estágio de abscesso encapsulado, que sucede a cerebrite. Portanto, pelo achado de realce anelar na tomografia, o estágio da infecção do sistema nervoso central sugerido não é de cerebrite tardia, mas sim de abscesso cerebral encapsulado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo