Além da síndrome de hipertensão intracraniana, outra s...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1069646
Medicina
Texto associado
Texto para a questão.
Um paciente de 28 anos de idade, previamente hígido, queixa‐se de cefaleia de intensidade progressiva há duas semanas, associada a vômitos e à turvação visual. Ao exame físico, observa‐se sonolência e desorientação, bem como papiledema à fundoscopia, paresia do olhar conjugado para cima e nistagmo em convergência. Traz consigo a ressonância magnética de crânio mostrada a seguir, que foi realizada após pedido de médico no posto de saúde.
Além da síndrome de hipertensão intracraniana, outra síndrome observada no quadro clínico do paciente é a de
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão descreve o caso de um paciente com sintomas como cefaleia progressiva, vômitos, turvação visual, sonolência e desorientação. O exame físico revelou papiledema, paresia do olhar conjugado para cima e nistagmo em convergência. Estes sintomas, juntamente com os resultados da ressonância magnética do crânio, sugerem que o paciente está sofrendo de hipertensão intracraniana e uma outra síndrome. A questão pede para identificar a outra síndrome presente no quadro clínico do paciente.
A resposta correta é a Síndrome de Parinaud (E). Esta síndrome é uma doença neurológica que afeta o movimento dos olhos, e está comumente associada a tumores, como o que pode ser observado na ressonância magnética apresentada. Os sintomas mais característicos da Síndrome de Parinaud, que estão presentes no paciente, são a paresia do olhar conjugado para cima (dificuldade ou incapacidade de mover os olhos para cima) e o nistagmo em convergência (movimentos oculares involuntários). As outras síndromes listadas nas alternativas A a D não apresentam essa combinação de sinais e sintomas. Portanto, a alternativa E é a opção correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo