Recentemente, um ex-analista de sistemas da Agência de Segur...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q327502 Atualidades
A respeito de fatos internacionais ocorridos a partir de 2010, julgue os itens a seguir.

Recentemente, um ex-analista de sistemas da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos da América revelou ao mundo a espionagem em comunicações e tráfego de informações realizada pelo governo norte-americano. A espionagem tinha como alvo diversas instituições e cidadãos norte-americanos e estrangeiros, incluindo aliados históricos do governo daquele país.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Correto, Brasília – As autoridades brasileiras vão insistir na exigência de explicações e informações sobre o esquema de espionagem de agências norte-americanas a cidadãos brasileiros. A iniciativa foi agravada com a detenção, por quase nove horas, do brasileiro David Miranda no Aeroporto de Heathrow, em Londres (Reino Unido), no último domingo (18). Miranda é companheiro do jornalista do diário inglês The Guardian, Glenn Greenwald, que divulgou informações sobre o esquema de espionagem do governo norte-americano.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados promove, ao longo da semana, uma série de audiências públicas sobre os desdobramentos do tema. Hoje (20), às 14h30, haverá a segunda parte da audiência pública conjunta com as comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, Fiscalização Financeira e Controle, Defesa do Consumidor e de Legislação Participativa.
Na sessão conjunta, a discussão será sobre as eventuais fragilidades nos sistemas de guarda e fluxo de conteúdo de informações pessoais, oficiais ou economicamente estratégicas do cidadão brasileiro, do Estado e do setor privado.

Confesso que fiquei na dúvida pelo fato de a questão mencionar intituições e cidadãos norte-americanos como alvo da espionagem. Acho que os alvos eram quase que exclusivamentes estrangeiros.

Como disse "titia" Merkel: espionagem entre amigos, isso não se faz.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo