Importante corrente de estudiosos da profissão considera que...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
e)
a contradição de classes.
A autora afirma que a apreensão do significado histórico da profissão só é compreendida a partir da sua inserção na sociedade:
Como a profissão só existe em condições e relações sociais historicamente determinadas, é a partir da compreensão destas determinações históricas que se poderá alcançar o significado social deste tipo de especialização do trabalho coletivo (social), mais além da aparência em que se apresenta em seu próprio discurso, e ao mesmo tempo, procurar detectar como vem contribuindo, de maneira peculiar, para a continuidade contraditória das relações sociais, ou seja, do conjunto da sociedade. (IAMAMOTO, In: Iamamoto e Carvalho, 2003, p.16).
Ref.
IAMAMOTO, Marilda; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
De acordo com Yazbek (2009), Sabemos que a institucionalização do Serviço Social como profissão na sociedade capitalista se explica no contexto contraditório de um conjunto de processos sociais, políticos e econômicos, que caracterizam as relações entre as classes sociais na consolidação do capitalismo monopolista. Assim, a institucionalização da profissão de uma forma geral, nos países industrializados, está associada à progressiva intervenção do Estado nos processos de regulação social.
Gab. E
Bons estudos! =)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo