As palavras da Língua Portuguesa podem ser formadas a parti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2007322 Português
TEXTO I. Para a questão.

A sabedoria de ouvir

        (...)
       Tudo que se move faz barulho, então todos os sons são testemunhas de acontecimentos. Se o tato é o mais pessoal dos sentidos, então a audição – que é uma espécie de toque a distância – é o mais social deles.
        Ele também é o sentido cão de guarda. Sons nos avisam dos acontecimentos. Mesmo quando estamos dormindo, o cérebro é alertado por determinados sons. Uma mãe acorda com o choramingar de seu bebê. A pessoa comum é rapidamente despertada pelo som do próprio nome. Não é de surpreender que o homem moderno urbano tenha rejeitado e até mutilado o mais interessante dos sentidos. Mas a audição também pode acalmar e confortar. O estalar das toras de madeira na lareira, o sussurro comum de uma vassoura, o chiado curioso de uma gaveta abrindo – todos esses são sons reconfortantes.
        Em um lar cheio de amor, toda cadeira produz um ranger diferente e reconhecível, toda janela, um clique, gemido ou rangido diferente. A própria cozinha é uma fonte de muitos sons agradáveis – o som ritmado de massa sendo batida em uma tigela de louça, o borbulhar de uma sopa fervendo.
        Muitas pessoas ficariam surpresas em descobrir em que escala o sentido da audição pode ser cultivado.         (...)

(Seleções Reader’sDigest. Por John KordLagemann,
janeiro/2019, p. 63-67). 
As palavras da Língua Portuguesa podem ser formadas a partir de um ou de mais de um processo. Nas opções abaixo, as palavras em destaque apresentam um processo de formação que é comum a todas elas, EXCETO aquela que está disposta na sequência da opção
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - ... Em um lar cheio de amor,...

Vamos entender como essa questão aborda o tema e quais conhecimentos são necessários para resolvê-la.

O tema da questão é a formação de palavras, um dos tópicos da morfologia. As palavras podem ser formadas por diversos processos, como derivação e composição. A derivação pode ser por sufixação, prefixação, parassíntese, entre outras.

Nesta questão, precisamos identificar qual das palavras destacadas não compartilha o mesmo processo de formação com as outras. As opções A, B, C e D apresentam palavras formadas pelo mesmo processo, enquanto a opção E apresenta uma palavra que se distingue nesse aspecto.

Vamos analisar cada alternativa:

A - ... toda cadeira produz um ranger diferente e reconhecível, ...

A palavra ranger é formada pelo processo de derivação imprópria, onde o verbo "ranger" assume a função de um substantivo.

B - ... o borbulhar de uma sopa fervendo.

A palavra borbulhar também é formada por derivação imprópria, onde o verbo "borbulhar" é usado como substantivo.

C - Uma mãe acorda com o choramingar de seu bebê.

Assim como as anteriores, choramingar é derivado de um verbo que é usado como substantivo, sendo um caso de derivação imprópria.

D - O estalar das toras de madeira na lareira, ...

A palavra estalar segue a mesma lógica, sendo um verbo que assume a função de substantivo, por meio de derivação imprópria.

E - Em um lar cheio de amor,...

A palavra lar não se encaixa no mesmo processo de formação das anteriores. Ela é um substantivo primitivo, ou seja, não deriva de outra palavra da língua portuguesa. Portanto, é a opção correta por não compartilhar o mesmo processo de derivação imprópria que as outras.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Trata-se de derivação imprópria nas letras A, B, C e D.

Só não ocorre na letra E

 Derivação Imprópria

Ocorre quando há mudança de  sem que haja alteração da palavra primitiva. Essa transformação ocorre pela anteposição de um artigo ou pronome adjetivo à palavra.

Veja o exemplo:

  • Os bons serão recompensados. (Note que o adjetivo torna-se um substantivo).

derivação imprópria

note que nas alternativas A,B,C,D,temos um verbo se olharmos rapidamente,mas se analisarmos com calma veremos que tem um artigo na frente deles,transformando-o em um substantivo ou adjetivo.

DERIVAÇÃO IMPROPRIA A,B,C e D

Letra E gabarito

#AVANTE#

GAB - E

Nas alternativas A,B,C e D são derivação IMPROPRIA (ocorre quando há mudança de classe gramatical)

Nas alternativas A, B, C e D temos em destaque verbos que mudaram de classe gramatical pela presença do artigo, ocasionado pela derivação impropria. Na Letra E , isso não acontece, pois já temos um substantivo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo