No que se refere ao surgimento do Serviço Social no Brasil, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q930803 Serviço Social
No que se refere ao surgimento do Serviço Social no Brasil, considere:
I. Sua existência começa com o processo de industrialização e concentração urbana. II. A questão social, que se impõe neste momento, nada mais é do que a necessidade de se levar em consideração os interesses da classe operária em formação. III. A implantação do Serviço Social se dá a partir da iniciativa particular de vários grupos da classe dominante, que tem na Igreja Católica seu porta-voz. IV. Serão os grupos burgueses que mais irão contribuir para que a profissão se coloque socialmente.
Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

e)

I, III e IV.

A implantação do Serviço Social se dá no decorrer desse processo histórico. Não se baseará, no entanto, em medidas coercitivas emanadas do Estado. Surge da iniciativa particular de grupos e frações de classe, que se manifestam, principalmente, por intermédio da Igreja Católica (Iamamoto 1982, p. 127).

Ref.

https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16278/16278_6.PDF

“iniciativa de grupos e frações de classes dominantes que se expressam através da Igreja, como um dos desdobramentos do momento do apostolado leigo” (IAMAMOTO, 1992, p. 19).

Ref.

IAMAMOTO, M. V. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. São Paulo: Cortez, 1992.

 

O surgimento do Serviço Social está intrinsecamente relacionado com as transformações sociais, econômicas e políticas do Brasil nas décadas de 1930 e 1940, com o projeto de recristianização da Igreja Católica e a ação de grupos, classes e instituições que integraram essas transformações. Essas décadas são marcadas por uma sociedade capitalista industrial e urbana. A industrialização processava-se dentro de um modelo de modernização conservadora, pois era favorecida pelo Estado corporativista, centralizador e autoritário. Assim, a burguesia industrial aliada aos grandes proprietários rurais, buscava apoio principalmente no Estado para seus projetos de classe e, para isso, necessitavam encontrar novas formas de enfrentamento da chamada “questão social”.

O Estado Novo visando garantir o controle social e sua legitimação, apoia-se na classe operária por meio de uma política de massa, capaz ao mesmo tempo de “defender” e de reprimir os movimentos reivindicatórios.


Do legado da história aos desafios atuais da profissão. Texto adaptado de PIANA, M. C. doutora em Serviço Social.

II. A questão social, que se impõe neste momento, nada mais é do que a necessidade de se levar em consideração os interesses da classe operária em formação.

pelo contrário , em nome da ordem, queriam era ''amansar''o proletariado, acalmar os ânimos da classe operária.

GABARITO: E

I. Sua existência começa com o processo de industrialização e concentração urbana - CERTO

Serviço Social surge aproximadamente na década de 1930, após eclosão da questão social ocasionada devido o êxodo rural, a forte migração das pessoas que até então viviam no espaço rural para o espaço urbano, em busca de novas fontes de trabalho. O que gerou o aparecimento de inúmeras expressões da questão social, como proliferação de doenças transmissíveis, altos índices de desemprego, super população urbana.

II. A questão social, que se impõe neste momento, nada mais é do que a necessidade de se levar em consideração os interesses da classe operária em formação. ERRADO

 O erro da alternativa II está em resumir à questão social aos interesses da classe operária. Na realidade a questão social deve ser vista como fenômeno intrínseco à sociedade capitalista, e que apresenta diversas nuances, não apenas relativas aos interesses da classe operária.

III. A implantação do Serviço Social se dá a partir da iniciativa particular de vários grupos da classe dominante, que tem na Igreja Católica seu porta-voz. CERTO

IV. Serão os grupos burgueses que mais irão contribuir para que a profissão se coloque socialmente. CERTO

Os itens III e IV estão corretos. As obras sociais, espaços de atuação dos primeiros assistentes sociais eram compostos majoritariamente por integrantes da Igreja e da burguesia, ademais até o surgimento das primeiras escolas de serviço social, podemos verificar a forte presença das moças advindas das famílias burguesas. 

FONTE: Comentários da Profª Nadja Arruda - Direção concursos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo