Com base nessa situação hipotética, assinale a altern...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: FHGV Prova: Quadrix - 2019 - FHGV - Médico Neurocirurgião |
Q1069655 Medicina

Texto para a questão.


    Uma paciente de 62 anos de idade, com queixa de cefaleia há seis meses, evoluindo, há uma semana, com hemiparesia à esquerda (confirmada ao exame físico, com força grau III em membro inferior e grau IV em membro superior), realizou ressonância magnética de crânio com contraste, que evidenciou lesão intradural, extra‐axial, localizada na convexidade frontal direita, medindo 5 cm de diâmetro, com intenso realce pelo meio de contraste e compressão do parênquima cerebral adjacente. Foi então submetida à ressecção da lesão, sendo o material encaminhado para análise histopatológica e imuno‐histoquímica.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o marcador que mais auxilia no diagnóstico diferencial entre meningioma e hemangiopericitoma.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão se refere à identificação de um marcador que ajuda a diferenciar entre dois tipos de tumores cerebrais, meningioma e hemangiopericitoma. O marcador correto é C - antígeno epitelial de membrana (EMA). O antígeno epitelial de membrana, ou EMA, é uma glicoproteína que é expressa na superfície de células epiteliais. É usado como um marcador imuno-histoquímico em patologia para identificar a origem de várias células e tumores. No contexto da questão, o EMA é comumente encontrado em células de meningioma, mas não em hemangiopericitomas. Portanto, a presença de EMA em uma lesão cerebral como a descrita na questão sugere fortemente um diagnóstico de meningioma em vez de hemangiopericitoma. As outras opções listadas não são tão específicas ou sensíveis para diferenciar esses dois tipos de tumores. Portanto, a resposta correta é a alternativa C.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo