Um homem de 28 anos apresenta febre, tosse produtiva com exp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3176184 Medicina
Um homem de 28 anos apresenta febre, tosse produtiva com expectoração amarelada e dor torácica pleurítica há 3 dias. Ele é previamente saudável, nega comorbidades e tabagismo. No exame físico, apresenta FR de 24 irpm, SpO2 de 94% em ar ambiente e estertores na base pulmonar direita. Não há sinais de confusão mental ou hipotensão. A radiografia de tórax revela consolidação no lobo inferior direito. Com base nas diretrizes brasileiras para infecções respiratórias comunitárias, analise as assertivas a seguir:
I. A avaliação inicial da gravidade sugere que o paciente pode ser tratado ambulatorialmente, sem necessidade de internação hospitalar.
II. O tratamento empírico de primeira linha em casos de Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) em pacientes previamente saudáveis deve incluir amoxicilina em dose elevada.
III. A presença de consolidação no lobo inferior direito exige a coleta de culturas respiratórias antes do início do tratamento antimicrobiano.
IV. A utilização de macrolídeos é uma alternativa terapêutica empírica recomendada para casos de PAC em pacientes sem comorbidades e sem fatores de risco para resistência bacteriana.

Quais estão corretas?
Alternativas