Nos anos de 1990, tanto no Brasil, quanto em outros países l...

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Q930819 Serviço Social
Nos anos de 1990, tanto no Brasil, quanto em outros países latino-americanos, são implementados programas seletivos e focalizados de combate a pobreza. Essa opção estatal rebate na referência teórica metodológica do Serviço Social, pois provoca
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Comentários

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Nao entendi!!!! A resposta é letra b.

tb não entendi 

Meu entendimento:

a) uma maior aceitação da atuação estatal. (ao contrário, menor aceitação)

 b) uma crise de modelo analítico. (correta, pois há relação com teoria e metodologia)

 c) um fenômeno de ampliação da militância. (não há relação com militância)

 d) um descontrole das práticas em Serviço Social. (está certo, porém não se refere à dimensão teórico-metodológica, como menciona o comando da questão)

 e) uma ampliação para atuação do/da assistente social. (ao contrário, redução para atuação)

Do meu ponto de vista, esta questão foi muito mal elaborada. Se tivesse feito essa prova, pediria anulação dela,justamente pela forma como foi cobrada. 

 

Se lerem o texto de Yazbek, "Os fundamentos históricos e teórico­metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade", perceberão o quanto foi recortada.

 

http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf

 

 

obs: Marlon Gibson , não estou desconsiderando as suas indicações. Quando a gente consegue fazer essas associações que você fez, é ótimo! Obrigada

Essa opção estatal rebate na referência teórica metodológica do Serviço Social, pois provoca uma crise de modelo analítico ao colocar em um mesmo patamar os paradigmas marxista e positivista. (fiz essa análise)

 

" Do ponto de vista das referências teórico‐metodológicas a questão primeira que  se  coloca  para  a  profissão  já  no  início  da  década  é  o  confronto  com  a  denominada "crise" dos modelos analíticos, explicativos nas ciências sociais, que buscam captar o  que  está  acontecendo  no  fim  de  século  e  as  grandes  transformações  que  alcançam  múltiplos  aspectos  da  vida  social.  No  mundo  do  conhecimento  começam  as  interferências,  não  sem  conflitos,  do  denominado  pensamento  pós  moderno, "notadamente em sua versão neoconservadora" (NETTO, 1996, p. 114) que questiona e nivela os paradigmas marxista e positivista. Estes questionamentos se voltam contra os diferentes "modelos" explicativos por suas macroabordagens apontando que nestas  macronarrativas  são  deixados  de  lado  valores  e  sentimentos  fundamentais  dos  homens,  seu imaginário,  suas crenças, afeições, a beleza,  os  saberes do cotidiano,  os  elementos  étnicos,  religiosos,  culturais,  os  fragmentos  da  vida  enfim." YASBECK, Maria Carmelita. 

 

http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf

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