Nos anos de 1990, tanto no Brasil, quanto em outros países l...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Nao entendi!!!! A resposta é letra b.
tb não entendi
Meu entendimento:
a) uma maior aceitação da atuação estatal. (ao contrário, menor aceitação)
b) uma crise de modelo analítico. (correta, pois há relação com teoria e metodologia)
c) um fenômeno de ampliação da militância. (não há relação com militância)
d) um descontrole das práticas em Serviço Social. (está certo, porém não se refere à dimensão teórico-metodológica, como menciona o comando da questão)
e) uma ampliação para atuação do/da assistente social. (ao contrário, redução para atuação)
Do meu ponto de vista, esta questão foi muito mal elaborada. Se tivesse feito essa prova, pediria anulação dela,justamente pela forma como foi cobrada.
Se lerem o texto de Yazbek, "Os fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade", perceberão o quanto foi recortada.
http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf
obs: Marlon Gibson , não estou desconsiderando as suas indicações. Quando a gente consegue fazer essas associações que você fez, é ótimo! Obrigada
Essa opção estatal rebate na referência teórica metodológica do Serviço Social, pois provoca uma crise de modelo analítico ao colocar em um mesmo patamar os paradigmas marxista e positivista. (fiz essa análise)
" Do ponto de vista das referências teórico‐metodológicas a questão primeira que se coloca para a profissão já no início da década é o confronto com a denominada "crise" dos modelos analíticos, explicativos nas ciências sociais, que buscam captar o que está acontecendo no fim de século e as grandes transformações que alcançam múltiplos aspectos da vida social. No mundo do conhecimento começam as interferências, não sem conflitos, do denominado pensamento pós moderno, "notadamente em sua versão neoconservadora" (NETTO, 1996, p. 114) que questiona e nivela os paradigmas marxista e positivista. Estes questionamentos se voltam contra os diferentes "modelos" explicativos por suas macroabordagens apontando que nestas macronarrativas são deixados de lado valores e sentimentos fundamentais dos homens, seu imaginário, suas crenças, afeições, a beleza, os saberes do cotidiano, os elementos étnicos, religiosos, culturais, os fragmentos da vida enfim." YASBECK, Maria Carmelita.
http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo