Nos anos de 1990, tanto no Brasil, quanto em outros países l...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar o tema central da questão, que é a implementação de programas seletivos e focalizados de combate à pobreza durante os anos 1990 na América Latina, incluindo o Brasil. Esses programas marcaram uma mudança significativa na política social, refletindo a adoção de políticas neoliberais, que priorizam a focalização e seletividade na assistência social.
Essas mudanças causaram impactos profundos na prática do Serviço Social, especialmente na sua referência teórica e metodológica.
Alternativa correta: B - uma crise de modelo analítico.
A alternativa B é a correta porque a implementação de políticas neoliberais, com foco em programas seletivos e focalizados, trouxe uma crise nos modelos analíticos tradicionais do Serviço Social. Esses modelos, que historicamente buscavam universalidade e inclusão, tiveram que ser revisados e repensados diante da nova realidade de políticas mais restritivas e seletivas.
Vamos analisar as outras alternativas para entender por que estão incorretas:
A - uma maior aceitação da atuação estatal. Esta alternativa está incorreta porque a atuação estatal nesses moldes neoliberais foi mais restritiva e seletiva, o que gerou críticas, em vez de aceitação, por parte dos profissionais de Serviço Social.
C - um fenômeno de ampliação da militância. Embora a militância possa ser uma resposta ao descontentamento com as políticas neoliberais, não foi um fenômeno significativo específico desse período de focalização e seletividade observado no contexto da questão.
D - um descontrole das práticas em Serviço Social. A implementação de políticas neoliberais não levou a um descontrole das práticas, mas a uma necessidade de adaptação e revisão dos modelos teóricos e metodológicos.
E - uma ampliação para atuação do/da assistente social. Na verdade, o contexto levou a uma restrição em vez de ampliação, devido aos limites impostos por políticas focalizadas.
Para interpretar adequadamente o enunciado e as alternativas, é importante considerar o contexto histórico e as implicações das políticas públicas específicas, identificando como elas afetam a prática profissional.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Nao entendi!!!! A resposta é letra b.
tb não entendi
Meu entendimento:
a) uma maior aceitação da atuação estatal. (ao contrário, menor aceitação)
b) uma crise de modelo analítico. (correta, pois há relação com teoria e metodologia)
c) um fenômeno de ampliação da militância. (não há relação com militância)
d) um descontrole das práticas em Serviço Social. (está certo, porém não se refere à dimensão teórico-metodológica, como menciona o comando da questão)
e) uma ampliação para atuação do/da assistente social. (ao contrário, redução para atuação)
Do meu ponto de vista, esta questão foi muito mal elaborada. Se tivesse feito essa prova, pediria anulação dela,justamente pela forma como foi cobrada.
Se lerem o texto de Yazbek, "Os fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade", perceberão o quanto foi recortada.
http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf
obs: Marlon Gibson , não estou desconsiderando as suas indicações. Quando a gente consegue fazer essas associações que você fez, é ótimo! Obrigada
Essa opção estatal rebate na referência teórica metodológica do Serviço Social, pois provoca uma crise de modelo analítico ao colocar em um mesmo patamar os paradigmas marxista e positivista. (fiz essa análise)
" Do ponto de vista das referências teórico‐metodológicas a questão primeira que se coloca para a profissão já no início da década é o confronto com a denominada "crise" dos modelos analíticos, explicativos nas ciências sociais, que buscam captar o que está acontecendo no fim de século e as grandes transformações que alcançam múltiplos aspectos da vida social. No mundo do conhecimento começam as interferências, não sem conflitos, do denominado pensamento pós moderno, "notadamente em sua versão neoconservadora" (NETTO, 1996, p. 114) que questiona e nivela os paradigmas marxista e positivista. Estes questionamentos se voltam contra os diferentes "modelos" explicativos por suas macroabordagens apontando que nestas macronarrativas são deixados de lado valores e sentimentos fundamentais dos homens, seu imaginário, suas crenças, afeições, a beleza, os saberes do cotidiano, os elementos étnicos, religiosos, culturais, os fragmentos da vida enfim." YASBECK, Maria Carmelita.
http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo