A pesquisa social favorece a obtenção de novos conhecimentos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q930820 Serviço Social
A pesquisa social favorece a obtenção de novos conhecimentos acerca da realidade social, e cada tipo de pesquisa tem um objetivo específico. Sendo assim, a pesquisa com objetivo de identificar fatores que contribuem para um determinado fenômeno é denominada pesquisa
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra D -  Explicativa

"São aquelas pesquisas que têm como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos".

Gil, Antonio Carlos - Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008.

Gabarito: letra D.

No aspecto metodológico, a pesquisa pode ser classificada, quanto ao objetivo, em três categorias:

1) Exploratória: Busca maior familiaridade com o objeto da pesquisa;

Evidencia o problema ou constrói hipóteses;

Por meio de experiências práticas;

Pesquisa Bibliográfica e Estudo de Caso.

2) Descritiva: Descreve características;

Estabelecimento de relações entre as variáveis;

Técnicas Padronizadas;

Levantamento (Survey).

3) Experimental: Compreende os fatores que determinam o fenômeno;

Explica o porquê das coisas;

Método observacional ;

Pesquisa Explicativa e Ex post-facto.

Gil, Antonio Carlos - Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008.

 Níveis de pesquisa

Pesquisas explicativas 

São aquelas pesquisas que têm como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Este é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. Por isso mesmo é o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente. 

Pesquisas exploratórias 

As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. De todos os tipos de pesquisa, estas são as que apresentam menor rigidez no planejamento. Habitualmente envolvem levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas e estudos de caso. Procedimentos de amostragem e técnicas quantitativas de coleta de dados não são costumeiramente aplicados nestas pesquisas. Muitas vezes as pesquisas exploratórias constituem a primeira etapa de uma investigação mais ampla. Quando o tema escolhido é bastante genérico, tornam-se necessários seu esclarecimento e delimitação, o que exige revisão da literatura, discussão com especialistas e outros procedimentos. O produto final deste pro-cesso passa a ser um problema mais esclarecido, passível de investigação median-te procedimentos mais sistematizados.

Pesquisas descritivas 

As pesquisas deste tipo têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. São inúmeros os estudos que podem ser classificados sob este título e uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados. Dentre as pesquisas descritivas salientam-se aquelas que têm por objetivo estudar as características de um grupo: sua distribuição por idade, sexo, procedência, nível de escolaridade, nível de renda, estado de saúde física e mental etc. Outras pesquisas deste tipo são as que se propõem estudar o nível de atendimento dos órgãos públicos de uma comunidade, as condições de habitação de seus habitantes, o índice de criminalidade que aí se registra etc.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo